Revista Aluá https://periodicos.unir.br/index.php/Alua <p dir="ltr">Aluá é um periódico científico da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia (PROCEA/UNIR), que tem como objetivo tornar públicos as reflexões e os resultados de ações de extensão e de cultura desenvolvidas em âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.</p> <p dir="ltr">O nome da Revista inspira-se no tradicional aluá indígena, uma bebida típica da região Norte, preparada a partir da fermentação de grãos de milho moído, casca de frutas, como o abacaxi, e raiz de gengibre.</p> <p dir="ltr"> </p> <p dir="ltr">Área do conhecimento: Interdisciplinar; Artes; Educação; Linguística.</p> <p dir="ltr">Ano de fundação: 2017</p> <p dir="ltr">E-mail: <a href="mailto:alua@unir.br">alua@unir.br</a> </p> <div> </div> pt-BR alua@unir.br (Lucimara Alves Costa) alua@unir.br (Revista Aluá) Tue, 12 Sep 2023 17:42:46 -0400 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 OFICINA DE TEATRO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL 4 DE JANEIRO https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7271 <p>Este é um relato de experiência de um trabalho que está sendo realizado, por meio do Serviço Social do Comércio do Estado de Rondônia (SESC-RO), com adolescentes do 1° ao 3° ano do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (EEEMTI) 4 de Janeiro. Trata-se de uma oficina de teatro, com sete encontros semanais. Até o presente momento da escrita deste resumo foram realizados quatro encontros. Nestes, os jovens são convidados a participar das atividades propostas, como os jogos teatrais e as leituras dramatizadas. A partir da aplicação da metodologia do sistema de jogos teatrais, desenvolvida pela estadunidense Viola Spolin (*1906 - +1994), pode-se perceber o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudarão os educandos a lidar com novas situações, tornando-os mais seguros em relação ao jogo, aceitando e sugerindo novas regras e trabalhando em grupo. Em relação àpartilha da leitura pública em aula, de textos dramáticos, os alunos exercitam sua oralidade explorando, sobretudo, os inúmeros recursos da voz.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Teatro Educação. Ensino de teatro. Improvisação teatral. PIBEC. Pesquisa e Extensão.</p> Jonathan Luiz Ignácio, Luciano Flavio de Oliveira Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7271 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7272 <p>O tema do presente estudo é resultado de um projeto de intervenção <a href="https://sigaa.unir.br/sigaa/portais/discente/beta/discente.jsf">do curso de Pedagogia da UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia, <em>campus </em>de Ji-Paraná/RO, cujo objetivo foi auxiliar com atividades de reforço o processo de alfabetização de três crianças com idade entre 6 e 9 anos. O desenvolvimento das atividades foi realizado no período de 19 de fevereiro a 12 de março de 2022, </a>em uma Instituição pública que está sob o poder do estado e vinculado à secretaria municipal de Assistência Social, situada em área urbana no município de Ji-Paraná/RO. A ação de extensão foi realizada por meio da articulação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica no curso de Pedagogia e a realização de atividades que auxiliaram no processo de alfabetização de três crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem.&nbsp; Apesar do curto tempo para o desenvolvimento das atividades, observa-se que o resultado da ação de extensão foi positivo, visto que as crianças conseguiram interagir com o objeto de estudo que foi proposto e identificamos a necessidade de continuidade de ações de extensão junto a casa de acolhimento.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Alfabetização. Crianças. Instituição de acolhimento. Extensão universitária.</p> <p>&nbsp;</p> Sirlene Cristina Corrêa, Marcia Cristina da Silva Ortega, Naiara dos Santos Nienow Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7272 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 O ENSINO DO PLAC PARA IMIGRANTES VENEZUELANOS E HAITIANOS https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7273 <p>Partindo-se da premissa de que a inclusão do imigrante junto à escola e a sociedade brasileira tem sido um desafio nos últimos anos, pois a entrada de refugiados no país tem aumentado consideravelmente a cada dia. Com isso percebe-se a importância do Ensino da Língua Portuguesa para que estes consigam se comunicar da melhor forma de acordo com suas necessidades atuais, uma vez que, para isso, é fundamental que tenham acesso a um aprendizado de qualidade. É salutar destacar a importância em oportunizar um ensino que os possibilite adquirir uma interação de forma que os levem a compreensão do que está sendo ou, ainda, possa vir a ser abordado em um dado momento, ou ainda, durante uma confraternização coletiva correspondente ao que se entende por ciclo social. &nbsp;Levando-se em consideração o que foi citado anteriormente, percebeu-se a necessidade de buscar formas de ajudar estas pessoas a terem o acesso ao idioma do Português brasileiro, as oportunizando, assim, um melhor convívio.&nbsp;&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Inclusão. Aprendizado. Imigrantes. Refugiados.</p> Tuylla Tcheypp Skroch, Marco Paulo Bastos Souto Vieira Sales, Israel Quadros de Oliveira, Marilia Lima Pimentel Cotiguiba Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7273 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 ITINERÂNCIA DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA UNIR E PERCEPÇÃO DOS MONITORES https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7274 <p>As Coleções Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, através dos objetos de exposição – animais e plantas montados de maneira artística, tem dialogado com a comunidade do nosso Estado. Diante do regresso das atividades presenciais, foram realizados quatro eventos entre os meses de abril e junho de 2022, onde parte do acervo didático esteve exposto em três locais públicos. O presente trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre o processo de construção das exposições itinerantes, bem como os desafios e oportunidades vivenciadas pelos monitores que conduziram as exposições. Exemplares de peixes, mamíferos e vertebrados terrestres foram selecionados e preparados de acordo com o grupo. Roteiros foram elaborados para prestar suporte aos monitores participantes, com a finalidade de integrar os envolvidos acerca das informações concernentes ao material presente em cada evento. Um questionário foi aplicado aos monitores envolvidos nos eventos para apontar os desafios e oportunidades. Os resultados mostraram que esse tipo de ação de divulgação científica agrega conhecimento para monitores, bem como também para a população beneficiada, além de apontar o universo das coleções biológicas como um elo para a atuação de discentes como promotores das ações de extensão, frente às novas diretrizes da curricularização da extensão.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Exposição itinerante. Coleção didática. Extensão universitária. Popularização científica. Biodiversidade amazônica.</p> <p>&nbsp;</p> Tiffany Vilca Wanderley, Cristina Moreira Silva, Bruno Stefany Feitoza Barros, Mariluce Rezende Messias, Maria Aurea Pinheiro de Almeida Silveira, Carolina Rodrigues da Costa Doria Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7274 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 EXPERIMENTAÇÃO NO ESTUDO DE QUÍMICA https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7275 <p>Esse trabalho tem como objetivo desenvolver roteiros de aulas práticas experimentais para aulas de Química do Ensino Médio de acordo com a realidade das escolas públicas, a partir de materiais bibliográficos de química, despertando no aluno o interesse em aprimorar seus conhecimentos por meio de aulas experimentais, aproximando a teoria à prática cotidiana. Este, tem o intuito de guiar os estudantes por meio de criação de ebooks de experimentos, sendo uma excelente alternativa para os estudantes que buscam um material de qualidade e prático, o que possibilita uma maior flexibilidade no planejamento das aulas e ligações dos conceitos, visando alcançar o entendimento do conteúdo e posteriormente sua fixação. O levantamento de informações baseia-se na pesquisa de caráter exploratório. A pesquisa exploratória busca a análise de uma situação de uma forma geral, identificando os problemas e as possíveis soluções. Tendo como resultados, as explicações das definições vistas no decorrer dos capítulos estudados pelos alunos de química do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, por meio de experimentos químicos e a sua comparação com situações do cotidiano. O uso de ebooks criados por meio da plataforma Canva e as publicações nas redes sociais, podem ser utilizados como recurso didático, técnica de aprendizagem e ferramenta de avaliação. Quanto a sua criação, nota-se que é de suma importância para o direcionamento, construção e interpretação do pensamento científico, visto que, interliga os diferentes conceitos estudados. Guiando o processo de aprendizagem, apresentando como um dado importante, o entendimento e fixação do conteúdo pelos alunos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Experimentos Científicos. Ebooks de Química. Canva. Pesquisa Exploratória. Ensino Médio.</p> Gustavo da Silva Povodeniak, Luan Neves de Jesus, Tamara da Silva Santos, Denny William de Oliveira Mesquita Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7275 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 O QUE UM BEBÊ PODE ENSINAR? VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NUMA CASA DE ACOLHIMENTO https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7276 <p>Este texto apresenta os resultados de uma experiência de extensão universitária realizada numa casa de acolhimento do município de Ji-Paraná. Nessa ação tive a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos na disciplina <em>Educação com bebês</em>, ao realizar atividades que auxiliaram no desenvolvimento psicomotor de uma bebê de seis meses de idade que apresentava atrasos no desenvolvimento motor. O objetivo desse trabalho foi, primeiramente, observar a rotina de cuidados e atividades que era realizada pelas cuidadoras da instituição com a bebê e, ao identificar a situação de atraso no desenvolvimento motor, introduzir atividades de motricidade livre, que auxiliaram na autopercepção do corpo e melhoria do tônus muscular, o que possibilitou novas conquistas motoras. Além disso, também foram desenvolvidas atividades que colaboraram com o desenvolvimento sensorial da bebê. Ao final dessa ação de extensão, foi possível ver avanços sutis, mas de grande importância para o processo de aprendizagem motora da bebê.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Extensão universitária. Educação com bebês. Motricidade livre.</p> Poliana Graneto Souza, Naiara dos Santos Nienow Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7276 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 LACRES DE LATINHAS E TAMPINHAS PLÁSTICAS: DO LIXO À ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS, PROPORCIONANDO MOBILIDADE https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7277 <p>Em virtude do crescimento populacional e, consequentemente, dos altos índices de consumo, tem-se um aumento na geração de resíduos sólidos, dentre eles: plástico e alumínio. Por essa razão, entende-se que há necessidade de conscientizar a população sobre o descarte adequado destes materiais torna-se cada vez mais necessária. Assim, é fundamental que a população compreenda a importância da reciclagem, por meio da Educação Ambiental (EA), ou seja, educar o cidadão no que diz respeito às questões ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar o projeto <em>Campanha dos lacres e das tampinhas plásticas: ajude o Guto a ajudar outras crianças</em>, cujo propósito visava a compra de cadeiras de rodas para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e, com a ação fazer Educação Ambiental, elucidar a importância da reciclagem, da coleta seletiva e da destinação correta do resíduo sólido. Para isso, pontos comerciais e escolas foram convidados a participarem do projeto, uma vez que nesses locais foram disponibilizados coletores produzidos a partir de material reutilizado. Dessa forma, as tampinhas plásticas e lacres de alumínios foram armazenadas e coletadas pelos membros do projeto. Como resultado dessa proposta, iniciada em 16 de agosto de 2021 e finalizada em 17 junho de 2022, foram coletados 5,63 kg de lacres e 89,7 kg de tampinhas, representando o montante de 598 mil tampinhas e 19 mil lacres, evitando, assim, os descartes desses materiais no meio ambiente. Diante disso, a realização do projeto despertou no público participante o olhar sobre a temática da reciclagem.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Reciclagem. Educação ambiental. Resíduos sólidos.</p> Robson Danrlley Luiz Santos Ferreira Oliveira, Leidiane de Castro Viana, Jonismara Pinto Balbino, Calina Grazielli Dias Barros, Ana Lúcia Denardin da Rosa Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7277 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA COLEÇÕES BIOLÓGICAS https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7278 <p>Com a pandemia do coronavírus, a Universidade Federal de Rondônia desenvolveu suas ações através do Ensino Remoto Emergencial durante período que perdurou até o fim de abril de 2022. Com a suspensão das visitas às Coleções Biológicas, este trabalho teve como objetivo fortalecer o vínculo à distância entre a população e a universidade por meio da divulgação científica através do perfil @colecoesbiologicas na rede social Instagram. Foi realizada a capacitação da equipe no âmbito da educação ambiental, o levantamento sobre a popularidade das publicações anteriores e a produção de fotos e vídeos educativos com desenhos e áudios originais. Os resultados apontam que registro de visitas e outras atividades possuíam maior interesse do público. Assim como as imagens contendo desenhos carismáticos e vídeos do tipo <em>reels</em> promoveram maior alcance de público e atraíram mais de cem novos seguidores para o perfil. As publicações alcançaram 7.797 contas que conheceram as ações do projeto, ampliando a visibilidade das coleções biológicas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Socialização do conhecimento. Redes sociais. Biodiversidade amazônica. Extensão universitária.</p> <p>&nbsp;</p> Lucas Pereira Camargo, Tiffany Vilca Wanderley, Jairo Ildefonso Guimarães Pineyro, Carolina Rodrigues da costa Doria, Maria Aurea Pinheiro de Almeida Silveira Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7278 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA IMIGRANTES EM PERÍODO REMOTO E PRESENCIAL https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7279 <p>No início de 2020 houve o início da crise sanitária causada pela COVID-19, que acarretou na paralisação das atividades comuns e gerais no Brasil e no mundo. Com isto, a educação sofreu interferências que influenciaram direta e indiretamente na aprendizagem dos alunos da rede pública e, especialmente, dos alunos de projetos de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), sendo esses imigrantes de crise. Em Rondônia, há o Projeto de Extensão: <em>Migração Internacional na Amazônia Brasileira Linguagem e Inserção Social de Imigrantes em Porto Velho</em>, ofertado pela Universidade Federal de Rondônia, o qual tem como um dos objetivos ofertar o ensino de português como língua de acolhimento. O período discriminado desse projeto foi de julho de 2021 e julho de 2022; nesse período, houve trabalhos de readaptação da equipe em relação à metodologia aplicada referente ao ensino e aprendizagem de formas distintas. Durante o segundo semestre de 2021, havia estratégias de ensino e aprendizagem voltadas para o ensino remoto, no ano de 2022 com o retorno gradativo das atividades presenciais ocorreram readaptações metodológicas de ensino. Esse texto, por sua vez, trará a apresentação das metodologias aplicadas no ensino remoto e presencial pelos bolsistas que atuaram em turmas de imigrantes com o nível básico de entendimento e fala do Português; além do perfil dos alunos, e observação do porquê da evasão deles durante os cursos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Português como Língua de Acolhimento. Metodologia. Ensino Remoto. Ensino Presencial.</p> Henrique Sales das Neves, Elany Lisboa Sena, Marilia Lima Pimentel Cotiguiba Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7279 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 BOLSISTAS PIBEC NO PROGRAMA “TRÂNSITOS, FRONTEIRAS, MIGRAÇÃO E LÍNGUAS ADICIONAIS NA AMAZÔNIA” E SUAS EXPERIÊNCIAS ATÉ ENTÃO https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7280 <p>O programa Trânsitos, Fronteiras, Migração e Línguas Adicionais na Amazônia se desenvolve e atende à comunidade com suas ações desde o ano de 2019. Em 2020, com o advento da pandemia causado pelo vírus Covid-19, transferiu suas atividades para a modalidade de ensino remoto, ou seja, essas aulas em questão oferecidas pelo programa passaram a ocorrer via internet. É nesse contexto que dois bolsistas do PIBEC entram no programa e iniciam suas participações e ações, especificamente no curso de português como língua adicional. Esse subprojeto atende majoritariamente falantes de espanhol já residentes no Brasil e também residentes de outros países da América Latina. Neste resumo expandido, os bolsistas contemplados no PIBEC compartilham suas experiências como professores do curso de português como língua adicional no programa Trânsitos, Fronteiras, Migração e Línguas Adicionais na Amazônia, cujas vivências são relatadas por meio de respostas a um pequeno questionário por eles mesmos desenvolvido. A partilha dessas experiências tomou por base teórica, que serviu de suporte às respostas do questionário, uma conceituação de língua adicional desenvolvida por Leffa e Ilari (2014).&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> &nbsp;Língua Adicional. Professores de ensino remoto. Experiências de ensino.</p> Brendo Melo da Silva, Elen Caroline Nogueira de Souza, Maria Alice Sabani de Souza Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7280 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA (NEA) https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7281 <p>A agroecologia carrega em si a ideia e a expectativa de uma nova agricultura, capaz de fazer bem aos homens e ao meio ambiente como um todo. Sendo assim, o projeto Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA), objetivou implementar um núcleo de estudo em agroecologia e produção orgânica promovendo capacitações em diversos temas. A metodologia do projeto contemplou encontros de formação presenciais e <em>on-line</em>, além de visitas a experiências exitosas relacionadas à agroecologia para efetivação de práticas. O projeto NEA iniciou suas atividades em 2018, e desde então vem atuando junto aos jovens agricultores familiares em 20 municípios. O público-alvo do projeto são estudantes e professores dos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), estudantes das Escolas Família Agrícola (EFAs) e jovens agricultores familiares. O projeto tem como finalidade capacitar os jovens para o gerenciamento da produção agrícola, elaboração e implementação de projetos produtivos, auxiliando na promoção dos sistemas orgânicos de produção e de base agroecológica. Considera que as ações do projeto têm proporcionado novos conhecimentos sobre produção orgânica e sustentável, contribuindo para um processo de diversificação e transição agroecológica, geração de renda, melhora na qualidade de vida, assim como se tornou ponte para a interação e conexões entre os jovens agricultores familiares.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Agricultura Familiar, Agroecologia, Produção.</p> Ana Carolina Marques dos Santos, Eliane Silva Leite, Fernanda Coelho Suares, Clodoaldo de Oliveira Freitas Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7281 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 PROJETO DE EXTENSÃO FARINHADA LITERÁRIA https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7282 <p>O Projeto de Extensão <em>Farinhada Literária</em> tem como objetivo contribuir para a valorização da produção da literatura regional de diferentes vertentes, com exibição/contação de obras e diálogo sobre as produções artísticas rondonienses. Desde janeiro de 2022 o projeto organizou a produção de programas de entrevista audiovisual, sob metodologia da intervenção social educomunicativa, materializadas por acadêmicos/as bolsistas de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis. Na primeira temporada de exibição do projeto, de março a julho de 2022, foram produzidos 5 (cinco) programas com temáticas referentes à literatura infantil, valorização étnica, regional amazônica, produção de dissertação e tese sobre o contexto da literatura, e contou com entrevistados/as docentes da Unir e membros externos, de Porto Velho, Vilhena e Guajará Mirim. Os programas estão disponíveis no Canal <em>Cultura Unir</em> no YouTube, resultando mais de uma hora de entrevistas, ultrapassando 900 visualizações em seu conjunto.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Literatura. Contação de história. Cultura regional.</p> <p>&nbsp;</p> Robério Modesto Monteiro, Simoni da Penha Lopes Marinho, Evelyn Iris Leite Morales Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7282 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 PROJETO DE EXTENSÃO DEPOIS DO PALCO https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7283 <p>O presente trabalho aborda a realização do Projeto de Extensão <em>Depois do Palco</em>, integrante do Programa de Extensão Unir Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Tem como objetivo contribuir para a divulgação da produção teatral e de performances de diferentes vertentes, de âmbito local, com exibição de diálogos sobre as produções artísticas rondonienses. A metodologia tem como base a intervenção educomunicativa, com produção e execução comunicacional realizadas de forma protagonista pelos acadêmicos/as da Unir, sendo estes, bolsistas de Ação Afirmativa da Procea/Unir e membros voluntários. O projeto resultou na materialização de 5 (cinco) programas de entrevistas audiovisuais de 20 (vinte) minutos cada, gravados e apresentados pelos/as acadêmicos/as da Unir, somando a exibição de 1(uma) hora e 20 minutos de programação no Canal <em>Cultura Unir</em> no YouTube; contando, também, com recurso de interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Arte. Performance. Teatro. Cultura.</p> Sara Karolina Rosa do Prado, Evelyn Iris Leite Morales Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7283 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7285 <p>Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos resultados alcançados pelo projeto de extensão <em>Crianças naUniversidade</em>: construindo espaços para o brincar, cuidar e educar que, durante o período de ensino remoto, readequouas suas ações para ocorrerem numa instituição de acolhimento de crianças e adolescentes mantida pela prefeitura de Ji-Paraná- RO. A ação de intervenção realizada teve como objetivo desenvolver atividades de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para um adolescente de 15 anos. Para a realização das atividades foi utilizada umaabordagem participativa, apoiada na teoria histórico cultural de Vigotski (1991) e na abordagem pedagógica de Freire (1996; 2011). Portanto, o planejamento das ações considerava o que o adolescente já sabia, com a intenção de valorizaros conhecimentos prévios para posteriormente apresentar novos conteúdos, buscando, dessa forma, manter sempre uma intervenção dialógica. Ao findar dessa ação, foi perceptível o avanço nas disciplinas trabalhadas, sendo que emmatemática foi visível a cada encontro, e em português foi mais evidente o avanço nos últimos dois encontros referente à escrita e leitura.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Aprendizagem. Espaços não escolares. Extensão universitária.</p> Vagner Magalhães dos Santos, Naiara dos Santos Nienow Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7285 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR EM RESIDENCIAS URBANAS E RURAIS: UM LEVANTAMENTO REALIZADO POR ALUNOS DA REDE PUBLICA DE ENSINO DE PORTO VELHO- RO https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7437 <p>A presente pesquisa tem como objetivo estabelecer uma análise da concentração do Material Particulado Atmosférico presente na área externa e interna das residências dos alunos de duas escolas públicas do município de Porto Velho- Rondônia, uma na área urbana e uma na área rural, representando espacialmente locais com características de uso e ocupação do solo diferentes entre si. Para tal objetivo foi utilizado filtros de amostragem passiva entregues aos alunos para instalação, e posteriormente submetidos análises gravimétricas e estatísticas dos dados coletados. Os resultados apontaram relação entre a precipitação pluviométrica, a distribuição espacial e as características dos padrões construtivos das residências, durante os períodos de verão(chuva) e inverno(seco) na região amazônica, com aumento da carga de material particulado no período de queimadas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Qualidade do Ar. Poluição Atmosférica. Uso e Ocupação do Solo.</p> André Miguel Alves de Lima, Vanessa Oliveira Borges, João Paulo Assis Gobo, Ana Lúcia Denardin da Rosa Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7437 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 PROJETO DE EXTENSÃO IDADE ATIVA: percepções da equipe executora sobre dificuldades e aprendizados https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7438 <div> <p class="LO-normal">Durante a pandemia de COVID-19 as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs) se tornaram um recurso importante para a continuidade de ações de extensão universitária que antes ocorriam de forma presencial. O Projeto Idade Ativa, vinculado ao Programa de Extensão DEF em Ação, vivenciou esta realidade. O presente trabalho tem como objetivo descrever as percepções da equipe realizadora do Projeto Idade Ativa a respeito das dificuldades em realizar o trabalho de forma remota, da descrição de aprendizados adquiridos e da avaliação geral do projeto. Para a coleta de dados foi utilizado questionário próprio com perguntas abertas; e este foi respondido individualmente pelos sete membros da equipe realizadora do Projeto atuantes neste em junho de 2022. Resultado: A equipe avaliou positivamente o Projeto Idade Ativa; e considera a experiência vivenciada como desafiadora e geradora de aprendizados no campo profissional e pessoal. A utilização das TIDCs e a adaptação dos exercícios à realidade das idosas foram os principais aprendizados relatados; enquanto as dificuldades foram todas associadas às limitações impostas pelo formato não presencial do Projeto. Portanto, a equipe executora do Projeto Idade Ativa considera que os desafios gerados por este impactaram positivamente a equipe de estudantes e profissionais nele envolvidos.</p> </div> <div> <p class="LO-normal" align="left"><strong>Palavras-chave: </strong>Pessoa idosa. Atividade Física. Envelhecimento. Saúde mental. Tecnologias.</p> </div> Ana Beatriz Tavares Miranda de Moraes, Marllana Costa de Souza, Joana Darc Morura Silva Amaral, Expedita Fátima Gomes Figueiredo, Tatiane Gomes Teixeira Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7438 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 REDES SOCIAIS, NOVOS CAMINHOS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7439 <p>O projeto de extensão universitária intitulado, Clube de Ciências Marie Curie, criado pelo departamento de física da Universidade Federal de Rondônia no Campus de Ji-Paraná, tem o objetivo de divulgar e incentivar os estudos de ciências em destaque a astronomia. Por conta da pandemia Coronavírus (COVID-19) não foi possível realizar esse projeto de forma presencial, como já havia acontecido nos anos anteriores, mas graças a toda nossa tecnologia e mídias sociais digitais, foi possível realizar de forma online, através de vídeos para o Youtube e usando a rede social Instagram, além do site do clube, para divulgação.&nbsp; Com isso vieram também as dificuldades como, falta de equipamento apropriado para produção dos vídeos, internet de má qualidade, falta de conhecimento com os programas de edição, entre outros, mas mesmo com todos esses empecilhos o projeto permitiu que fossem explorados novos meios de ensino, e formas de superar as dificuldades. Durante esse período foi possível superar as adversidades e obter bons resultados de alcance com o canal do Youtube, Instagram e site do clube de ciências Marie Curie ultrapassando 6 mil pessoas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Rede social. Divulgação. Ciência. Alcance. Astronomia.</p> Crisnanda de Souza Leal, Lindonil Lorpatria de Carvalho, Anna Paula de Castro Santos, Patrícia Matos Viana de Almeida Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7439 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 PROJETO DE EXTENSÃO VETERINÁRIO NO CAMPO https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7443 <p>O profissional de medicina veterinária tem papel muito importante, em que é sua responsabilidade a implementação do conteúdo acadêmico a sociedade, com a finalidade de visualizar e entender a dificuldades na pecuária em conjunto com o produtor rural e, organizar de forma que possa construir um sistema produtivo e rentável através do uso de novas tecnologias vindas da universidade. O objetivo deste projeto visa à capacitação dos recursos humanos e aperfeiçoamento técnico dos acadêmicos vinculados à bovinocultura de leite e corte na região de Rolim de Moura- RO. Com esse foco até o presente momento foram instituídos a assistência aos produtores rurais por meio do projeto de extensão em que que foram ofertados atendimentos veterinários onde diversos procedimentos foram realizados, como o diagnostico gestacional, manejo sanitário, descorna cirúrgica, orquiectomia, quimioterapia, herniorrafia e enucleação. Dado exposto, a extensão se mostra um mecanismo muito eficiente de aproximação da sociedade para com a universidade, promovendo a difusão de conhecimento para a comunidade, a fim de contribuir para o avanço socioeconômico, principalmente das classes menos favorecidas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Extensão. Veterinário. Campo</p> Felipe Oliveira Mendes, Dhionatan Salvador, Bruno Leonardo Mendonça Ribeiro Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7443 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 INCLUSÃO PELO PORTUGUÊS COMO ACOLHIMENTO: Curso de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento para Imigrantes com base na perspectiva sociopolítica https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7444 <p>O projeto de extensão “Curso de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento para Imigrantes”, desenvolvido no período de agosto de 2021 a julho de 2022, teve por objetivo geral ofertar um curso de língua portuguesa para a comunidade migrante e refugiada de Porto Velho, com base na perspectiva da interculturalidade aliando as demandas dos sujeitos à ação extensionista Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho. No que se refere aos resultados e conclusões, a procura pelo curso se deu de forma contínua e satisfatória. Como desafios, evidenciou-se a barreira linguística, associada às necessidades dos migrantes de inserção social em um contexto migratório.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Migração. Acolhimento. Migrantes. Português. Estudantes.</p> Isa Thalya Mendes Terço, Thiago Cesar Domingos da Silva, Marilia Lima Pimentel Cotiguiba Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7444 Tue, 13 Jun 2023 00:00:00 -0400 AMIGOS DA GENTE EM RODAS DE HISTÓRIA https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7569 <p>O projeto <em>Amigos da Gente em Rodas de História </em>é um trabalho de extensão do Departamento deEducação – Curso de Pedagogia, do Campus de Rolim de Moura, que vem sendo desenvolvido desde 2005. Ele tem por objetivos: a) estimular a leitura junto a crianças e adolescentes dosbairros periféricos da cidade; b) contribuir para a formação de mediadores de leitura e contadoresde histórias entre os professores e professoras das redes públicas de ensino e acadêmicas eacadêmicos do curso de Pedagogia. Nesta edição objetivamos, também, estimular a produção escrita das acadêmicas e acadêmicos através de experimentações, bem como constituir espaços de pesquisa e de in(ter)venção nos modos de ler e de escrever dos participantes. Por meio da realização periódica de sessões de contação e leitura de histórias e oficina de “escrileitura”, que em momentos de pandemia se realizaram de forma remota, o projeto se propõe a contribuir para odesenvolvimento do gosto e prazer pela leitura, bem como potencializar o ato de criação textual. Trata-se de um trabalho com diferentes linguagens, com a intenção de provocar outros modos derelação com a leitura, com a escrita e com a vida.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Leitura. Educação infantil. Contação de histórias.</p> Naiara Araújo Souza, Bianca Santos Chisté Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7569 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 Capa https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7567 Lucimara Alves Costa Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7567 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400 Expediente https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7568 Lucimara Alves Costa Copyright (c) 2023 https://periodicos.unir.br/index.php/Alua/article/view/7568 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0400