O cenário da pesquisa na educação superior brasileira: alguns apontamentos históricos

Autores

  • Richéle Timm dos Passos da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1189

Palavras-chave:

Universidade. Pesquisa. Sociedade

Resumo

 

 Diante dos desafios colocados à Universidade do século XXI oriundos das transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, novas exigências e demandas são feitas à Universidade, incumbindo-lhe uma nova postura e um constante pensar-se. Cabe a Universidade rever sobre e com a sociedade as questões sociais que respondam ao anseio por encontrarmos possibilidades de uma Universidade mais democrática, autônoma, crítica, inventiva e humana que resulte na melhoria da qualidade da educação no ensino superior. Para isso, é necessário repensar suas funções de ensino-pesquisa-extensão, seu papel social e político utilizando dos avanços científicos e tecnológicos com o propósito de promover a inclusão social dos sujeitos, capacitando-os como cidadãos conscientes neste mundo globalizado. No Brasil, a atividade de pesquisa que se dá em instituição universitária tal qual como hoje conhecemos, pode ser considerada recente datando a partir de fontes publicadas ao longo das décadas de 70 e 80. Abordaremos neste texto, reflexões referente a atividade da pesquisa apresentando aspectos relacionados a sua historicidade, base legal, normativa e diretiva que regulam essa função na universidade brasileira. Entendemos que para produzirmos pesquisas em nossas instituições é de suma importância conhecermos esse cenário operacional bem como as questões que por ele perpassam a fim de que possamos realizar a função de pesquisadores, conscientes das condições e possibilidades bem como dos desafios a enfrentar.

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Como Citar

SILVA, R. T. dos P. da. O cenário da pesquisa na educação superior brasileira: alguns apontamentos históricos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 30–51, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1189. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1189. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

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