O cenário da pesquisa na educação superior brasileira: alguns apontamentos históricos
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1189Palavras-chave:
Universidade. Pesquisa. SociedadeResumo
Diante dos desafios colocados à Universidade do século XXI oriundos das transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, novas exigências e demandas são feitas à Universidade, incumbindo-lhe uma nova postura e um constante pensar-se. Cabe a Universidade rever sobre e com a sociedade as questões sociais que respondam ao anseio por encontrarmos possibilidades de uma Universidade mais democrática, autônoma, crítica, inventiva e humana que resulte na melhoria da qualidade da educação no ensino superior. Para isso, é necessário repensar suas funções de ensino-pesquisa-extensão, seu papel social e político utilizando dos avanços científicos e tecnológicos com o propósito de promover a inclusão social dos sujeitos, capacitando-os como cidadãos conscientes neste mundo globalizado. No Brasil, a atividade de pesquisa que se dá em instituição universitária tal qual como hoje conhecemos, pode ser considerada recente datando a partir de fontes publicadas ao longo das décadas de 70 e 80. Abordaremos neste texto, reflexões referente a atividade da pesquisa apresentando aspectos relacionados a sua historicidade, base legal, normativa e diretiva que regulam essa função na universidade brasileira. Entendemos que para produzirmos pesquisas em nossas instituições é de suma importância conhecermos esse cenário operacional bem como as questões que por ele perpassam a fim de que possamos realizar a função de pesquisadores, conscientes das condições e possibilidades bem como dos desafios a enfrentar.
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