Concepção da Educação Ambiental Na Escola Pública, Em Atalaia do Norte-AM
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2718Palavras-chave:
Meio Ambiente. Diagnóstico. Educação básica.Resumo
É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, é importante que se trabalhe a Educação Ambiental dentro da escola. Com isso, o presente trabalho objetivou conhecer as concepções de alunos da Educação Básica de uma escola pública acerca da Educação Ambiental e suas vertentes pertencentes. Foram selecionadas oito turmas que foram subdivididas em quatro turmas do ensino Fundamental e quatro turmas do ensino Médio. Cada turma foi representada por 20 alunos selecionados de maneira aleatória, totalizando 160 alunos e quatro professores que foram participantes da pesquisa. O trabalho se deu por meio da aplicação de entrevistas/questionários semiestruturados destinados a alunos e professores, e da análise das propostas curriculares para a abordagem da educação ambiental na escola. Foi possível diagnosticar que apesar da faixa etária dos alunos, os mesmos detêm conceitos e definições fragmentadas quanto ao tema. A escola aborda de maneira e em momentos isolados a educação ambiental, de modo que se considera que deve ser realizado um trabalho periódico e contínuo. Desta forma, é necessária uma abordagem contínua do tema nas escolas públicas, possibilitando de forma contextualizada a construção de conhecimento e de alunos compromissados com o meio ambiente natural.
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