Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação

Autores

  • Juliana Cândido Matias Universidade Federal de Rondônia
  • Márcia Jovani de Oliveira Nunes
  • Andressa Lima da Silva
  • Josemir Almeida Barros Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3721

Palavras-chave:

Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cândido Matias, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UNIR. Professora das Redes Estadual e Municipal de ensino de Rolim de Moura-RO. E-mail: juhmatias.rm@gmail.com

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia

Josemir Almeida Barros é Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo e Historiador. Professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (DECED/UNIR) – Campus Porto Velho. É orientador da pesquisa de Mestrado. E-mail: josemir.barros@unir.br

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

MATIAS, J. C.; NUNES, M. J. de O.; SILVA, A. L. da; BARROS, J. A. Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 128–145, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3721. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.