Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3721Palavras-chave:
Pesquisa. Educação. Aspectos MetodológicosResumo
Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.
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