Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4627Palavras-chave:
Educação. Pesquisa. Metodologia. Epistemologia.Resumo
A finalidade principal deste artigo é orientar e reorientar epistemológica e metodologicamente as pesquisas histórico-historiográficas no campo da Educação. Desse modo, demonstram-se com este debate, embora não de forma estanque, os principais elementos estruturantes e estruturadores que pesquisadores/as devem incluir sistematicamente por ocasião da construção de uma pesquisa científica em Educação. Discute-se acerca dos principais paradigmas que envolvem os diferentes campos científicos com seus respectivos métodos, técnicas e epistemologias de pesquisa. Deixa-se registrada a discussão, mesmo que de forma sucinta, atinente à querela entre as abordagens qualitativa e quantitativa nas pesquisas científicas. Considera-se, por último, que a composição de um trabalho científico obedece a critérios, normas técnicas e acadêmico-científicas no âmbito das várias e diferentes áreas do conhecimento.Downloads
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