Metaetnografia e meta-análise: aplicações em pesquisas etnográficas em educação
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.4811Palavras-chave:
Metaetnografia. Meta-análise. Metodologia. Etnografia. Educação.Resumo
Acredita-se ser fundamental para a produção do conhecimento - em especial, no campo das pesquisas etnográficas em educação - a amplificação de métodos que possam revisitar as pesquisas produzidas. Conhecer mais sobre a meta-análise e a metaetnografia tem potencial para amplificar as vozes que surgem nos resultados publicados das pesquisas etnográficas em educação. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia utilizada neste trabalho; acredita-se que, através desse procedimento metodológico, é possível recuperar o conhecimento científico acumulado sobre a temática estudada. Este trabalho apresenta os principais conceitos, teorias, fundamentos e modelos protocolares que norteiam a construção metodológica de estudos que se apropriam de um dos dois métodos para a construção de novas interpretações a partir de estudos primários. Apesar de serem abordagens que revisitam dados de forma crítica, analítica e minuciosa, entende-se que uma das características principais da meta-análise é produzir valores numéricos que se tornam dados mais concretos para o processo de novas interpretações. Enquanto que a metaetnografia aparenta ser menos numeral, pois ela se baseia em explicações fundamentadas que se traduzem umas nas outras a partir de comparações, já que tem como foco manter as questões envolvidas na explicação conscientes e aparentes para o pesquisador e para o leitor.
Referências
BASU, A. How to conduct meta-analysis: a basic tutorial. Peerj Prentis, 15 may 2017. Doi.org./10.7287/peerj.preprints.2978v1. Disponível em: https://peerj.com/preprints/2978/. Acesso em: 11 de jan. 2022.
BERWANGER, O. et. al. Como avaliar criticamente revisões sistemáticas e meta-análises? Revista Brasileira de Terapia Intensiva, Vol. 19 Nº 4, Outubro-Dezembro, 2007, p. 475-480. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbti/a/Fvg5xB98NtDGdxRmCWxmzcr/?lang=pt. Acesso em: 11 de jan. 2022.
COOPER, H. Research synthesis and meta-analysis: A step-by-step approach (3. ed.). Thousand Oaks, 2010, CA: Sage. Disponível em: https://www.daneshnamehicsa.ir/userfiles/files/1/9-%20Research%20synthesis%20and%20meta-analysis_%20a%20step-by-step%20approach.pdf. Acesso em: 11 de jan. 2022.
EMERGE PROJETC (Irlanda). Background of Meta-ethnography. 2019. Elaborado por Emerge Project. Disponível em: https://emergeproject.org/background-of-meta-ethnography/. Acesso em: 10 ago. 2021.
FIGUEIREDO FILHO, D. et al. O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise?. Revista de Ciência Política: Teoria e Pesquisa. 2014. p. 205-228. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/tp.2014.018. Acesso em: 11 de jan. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FRANCE, E. F. et al. Improving reporting of meta‐ethnography: The eMERGe reporting guidance. Research Methodology: Empirical Research ‐ Methodology. 2019. p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0600-0.
Acesso em: 11 de jan. 2022.
GIL, I. J. N. et al. Meta-analysis design and results in real life: problem solvers or detour to maze. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.carrev.2018.10.021. Acesso em: 11 de jan. 2022.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades: uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63 Mar./Abr. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 de jan. 2022.
GUREVITCH, J. et al. Meta-analysis and the science of research synthesis. Nature volume 555, 2018. p. 175–182. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nature25753. Acesso em: 11 de jan. 2022.
HEDGES, L.V. The early history of meta-analysis. Research Synthesis Methods, 2015. p. 284-286. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jrsm.1149. Acesso em: 11 de jan. 2022.
HUTTON, B. et al. The PRISMA Extension Statement for Reporting of Systematic Reviews Incorporating Network Meta-analyses of Health Care Interventions: Checklist and Explanations. Annals of Internal Medicine. Vol. 162 No. 11 • 2 June 2015, p. 777-784. doi:10.7326/M14-2385. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26030634/. Acesso em: 11 de jan. 2022.
MAKI, A. et al. Using Meta-Analysis in the Social Sciences to Improve Environmental Policy. Handbook of S. and Social Science Research, World Sustainability Series, 2018. p. 27-36. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-67122-2_2. Acesso em: 11 de jan. 2022.
NOBLIT, G.; HARE, R. Meta-ethnography synthesizing qualitative studies. Newbury Park, California: A SAGE University Paper, 1988.
NOBLIT, G. HARE, R. Meta-Ethnography: issues in the synthesis and replication of qualitative research. Annual Meeting of the American Education Research Association. Quebec, 1983.
SHENKIN. S. Systematic reviews and meta-analyses: a step-by-step guide. Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology. 2018. Disponível em: https://www.ccace.ed.ac.uk/research/software-resources/systematic-reviews-and-meta-analyses/step1?phpMyAdmin=UlK8xfSbayFQJAV7hgjO-sdYkp3. Acesso em: 11 de jan. 2022.
TURNER, S. Sociological Explanation as Translation. New York. Cambridge University Press. 1980.
ZENG, U. et al. Gender Inequality In Education In China: A Meta-Regression Analysis. Contemporary Economic Policy (ISSN 1465-7287). 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/coep.12006. Acesso em: 11 de jan. 2022.
ZHANG, J. et al. Social adaptation of Chinese left-behind children: Systematic review and meta-analysis. Children and Youth Services Review 95 (2018), p. 308–315. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190740918307333?via%3Dihub. Acesso em: 11 de jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).