Formação do professor da educação infantil: Corpo e movimento - compreendendo o brincar
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5330Palavras-chave:
Educação Infantil. Corpo e movimento. Formação docente.Resumo
Esse artigo trata a respeito da importância do movimento como forma de expressão, interação e comunicação das crianças, objetivando refletir sobre o corpo e o movimento como recursos que possibilitam aprendizagem significativa na infância. A pesquisa apresenta concepções de acadêmicos do curso de pedagogia em relação à aplicação de atividades espontâneas e semidirigidas em uma turma de Educação Infantil, partindo de experiências vivenciadas na disciplina “Corpo e movimento”. Como metodologia, adotou-se a observação participante, com registro simultâneo dos acontecimentos, bem como a participação em grupo focal para socialização da aplicação das atividades. Os dados analisados contribuem para a reflexão e a conscientização dos acadêmicos e professores, apontando a necessidade de uma formação lúdica na universidade e a aplicabilidade da teoria na prática. Os resultados apontam que o trabalho na Educação Infantil não é algo estático, mas cheio de desafios; o professor precisa usar sua criatividade e empatia para não desestimular a aprendizagem das crianças. Dessa forma, é necessário incluir no currículo da formação inicial dos professores uma disciplina específica sobre o corpo e o brincar, uma vez que essa temática pode proporcionar uma grande mudança de mentalidade e de procedimento em relação a sua atuação na Educação Infantil.
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