“Com destino ao campo para uma aula prática” : relatórios de formação de professoras rurais em Sergipe (1948 - 1950
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5508Palavras-chave:
Formação de professores. Educação rural. Mentalidade agrícola.Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender a formação da mentalidade agrícola nos relatórios produzidos por professoras primárias rurais no estado de Sergipe, abrangendo os anos de 1948 e 1950. Os relatórios foram produzidos para fins de avaliação dos cursos de técnicas agrícolas realizados no Aviário Dom Pedro II, por solicitação do professor José Ribeiro Filho, mas acabaram por relevar aspectos sobre a formação das professoras rurais. Para o desenvolvimento desta narrativa histórica, optou-se pela pesquisa documental e pela pesquisa bibliográfica, a serem desenvolvidas por meio de localização e análise de fontes documentais, bem como de leitura de bibliografia especializada. Por fim, conclui-se que os relatórios foram produzidos em um período histórico marcado por iniciativas em moldar a escola primária em consonância com o meio rural para a construção de uma escola especificamente rural, ou seja, com desígnios, infraestrutura, programas de ensino e professores especializados.
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