“Com destino ao campo para uma aula prática” : relatórios de formação de professoras rurais em Sergipe (1948 - 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5508

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação rural. Mentalidade agrícola.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a formação da mentalidade agrícola nos relatórios produzidos por professoras primárias rurais no estado de Sergipe, abrangendo os anos de 1948 e 1950. Os relatórios foram produzidos para fins de avaliação dos cursos de técnicas agrícolas realizados no Aviário Dom Pedro II, por solicitação do professor José Ribeiro Filho, mas acabaram por relevar aspectos sobre a formação das professoras rurais. Para o desenvolvimento desta narrativa histórica, optou-se pela pesquisa documental e pela pesquisa bibliográfica, a serem desenvolvidas por meio de localização e análise de fontes documentais, bem como de leitura de bibliografia especializada. Por fim, conclui-se que os relatórios foram produzidos em um período histórico marcado por iniciativas em moldar a escola primária em consonância com o meio rural para a construção de uma escola especificamente rural, ou seja, com desígnios, infraestrutura, programas de ensino e professores especializados.

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Biografia do Autor

Rony Rei do Nascimento Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Marília

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília, com bolsa CNPq, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CapesPrint) junto ao El Colegio San Luis (COLSAN), San Luis Potosi, México. Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp, Campus Marília. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014).

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes, Unit, Aracajú

Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT. Leciona as disciplinas: Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação; História da Educação e Metodologia do Ensino de História no Curso de Licenciatura em História. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), pós-doutorado em História da Educação pela UFMG (2010-2011).

Ana Beatriz Nunes de Souza, Universidade Tiradentes, Unit, Aracajú

Aluna de Iniciação Cientifíca do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC/Unit) e graduação em andamento em História pela Unit. 

Referências

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

SILVA, R. R. do N.; MESQUITA, I. M. de; SOUZA, A. B. N. de. “Com destino ao campo para uma aula prática” : relatórios de formação de professoras rurais em Sergipe (1948 - 1950. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1095–1115, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5508. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5508. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático