Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5548

Palavras-chave:

Professoras e professores rurais. Escola rural. Ensino rural. História da Educação Rural. Docência rural

Resumo

Este manuscrito resulta de investigação realizada junto a professores e professoras rurais no estado de Rondônia, região amazônica no Norte do Brasil. As narrativas que compõem o artigo foram extraídas de entrevistas com professores e professoras que atuaram ou atuam em escolas rurais no Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul, sub-regiões do estado de Rondônia. A indagação inicial é a seguinte: o que dizem professoras e professores sobre suas atribuições na escola rural? Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e analisar parte dos processos de inserção, formação e atuação de professoras e professores em escolas rurais a partir dos anos de 1980 (século XX) ao início do século XXI. Em termos metodológicos, utilizamos prioritariamente fontes orais, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram sistematizados pelos investigadores com auxílio do software MaxQda. Entre os diversos teóricos, fundamentamo-nos em Barros e Ferreira (2020), Lima (2019), Matias (2019), Meihy (2005), Nunes (2019) e Silva (2019), entre outros. A pesquisa de cunho histórico em educação prioriza contextos de escolas rurais e corrobora para o melhor entendimento sobre os fazeres de docentes.

Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Porto Velho, Brasil.

Pedagogo e Historiador. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Educação. Professor, Pesquisador e Extensionista da Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Departamento de Ciências da Educação - DECED e Programas de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado: PPGEE/Prof. e PPGE, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Andressa Lima da Silva, Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Porto Velho, Brasil.

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/Prof./UNIR). Graduada em Educação Física e Pedagogia, Professora do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA).

Juliana Cândido Matias, Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Porto Velho, Brasil.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/Prof/UNIR). Mestra em Educação. Pedagoga. Professora da Secretaria Estadual de Educação/SEDUC. Rolim de Moura, Brasil.

Marcia Jovani de Oliveria Nunes, Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Porto Velho, Brasil.

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/Prof/UNIR). Pedagoga do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste – RO, Brasil.

Roger dos Santos Lima, Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR). Professor da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - EDUCA.

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Entrevistas

(Professor/a 1. Ariquemes/RO, 10 de outubro 2018. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

(Professor/a 2. Ariquemes/RO, 05 de março 2020. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

(Professor/a 3. Ariquemes/RO, 11 de abril 2020. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

(Professor/4. Ariquemes/RO, 11 de abril 2020. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

(Professor/a 5. Rolim de Moura/RO, 23 de janeiro 2020. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

(Professor/a 6. Rolim de Moura/RO, 23 de dezembro 2019. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

(Professor/a 7. Colorado do Oeste/RO, 12 de novembro 2019. Entrevista concedida à equipe de pesquisadoras e pesquisadores).

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Publicado

13/12/2020

Como Citar

BARROS, J. A.; SILVA, A. L. da; MATIAS, J. C.; NUNES, M. J. de O.; LIMA, R. dos S. Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 998–1024, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5548. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático