Ensino de física na formação online de professores de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5911

Palavras-chave:

Formação de professores online, interdisciplinaridade, experimentação.

Resumo

Nesse trabalho, objetiva-se compreender como os modelos explicativos sobre fenômenos físicos são construídos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da sua participação em uma interdisciplina intitulada Fenômenos da Natureza V. Essa interdisciplina, ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, objetiva o estudo dos fenômenos físicos a partir da temática do sistema nervoso e os sentidos, seus processos físicos, químicos e biológicos. Para tal, em uma de suas atividades, desafia os estudantes a criarem modelos explicativos para os fenômenos físicos observados a partir da realização de atividades experimentais e socializarem suas explicações em fórum. Esses registros constituem o corpus desse trabalho, e foram analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD) em uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico-hermenêutico. A partir dessa análise, duas compreensões emergem: 1) Transposição didática pela experimentação: construção de modelos explicativos e 2) Construção de modelos explicativos pela interdisciplinaridade com o contexto vivido. Assim, a modelagem surge como um resultado da produção coletiva, viabilizada pelo espaço de formação online associada à transposição didática na explicação dos fenômenos. Portanto, conclui-se que a organização das atividades na citada interdisciplinar possibilitou a construção de modelos explicativos científicos de forma interdisciplinar e contextualizada, por meio da experimentação e da coletividade.

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Biografia do Autor

Anahy Arrieche Fazio, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande

Licenciada em Física. Mestre em Fisiologia Animal Comparada. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Franciele Pires Ruas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande

Licenciada em Física. Mestre em Educação em Ciências. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande

Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

FAZIO, A. A.; RUAS, F. P.; ARAUJO, R. R. de. Ensino de física na formação online de professores de ciências. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–20, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5911. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5911. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático