Inteligências múltiplas na prática escolar: a teoria e as suas primeiras aplicações na educação
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5942Palavras-chave:
Educação Infantil, Psicologia Educacional, InteligênciaResumo
O objetivo do artigo é o de apresentar a teoria das Inteligências Múltiplas – de Howard Gardner – como uma opção contemporânea e ampliada de compreensão da inteligência humana e descrever como esta teoria poderia impactar positivamente nos resultados escolares da educação infantil e no desenvolvimento das crianças, o que foi feito por meio de relatos e exemplos reais coletados a partir de pesquisas publicadas em livros sob autoria, participação ou organização do próprio Gardner. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa na qual foram selecionadas as fontes mais relevantes disponíveis em língua portuguesa. Os resultados demonstram que o uso da teoria das inteligências múltiplas, bem como seus recursos e atividades de aprendizagem e avaliação são muito benéficos, impactando de forma substancialmente positiva nas crianças em seu desenvolvimento, não somente escolar, mas em geral, o que é possível diante da cooperação entre funcionários, professores, pais, comunidade e estudantes sob coordenação de uma equipe responsável.
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