Inteligências múltiplas na prática escolar: a teoria e as suas primeiras aplicações na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5942

Palavras-chave:

Educação Infantil, Psicologia Educacional, Inteligência

Resumo

O objetivo do artigo é o de apresentar a teoria das Inteligências Múltiplas – de Howard Gardner – como uma opção contemporânea e ampliada de compreensão da inteligência humana e descrever como esta teoria poderia impactar positivamente nos resultados escolares da educação infantil e no desenvolvimento das crianças, o que foi feito por meio de relatos e exemplos reais coletados a partir de pesquisas publicadas em livros sob autoria, participação ou organização do próprio Gardner. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa na qual foram selecionadas as fontes mais relevantes disponíveis em língua portuguesa. Os resultados demonstram que o uso da teoria das inteligências múltiplas, bem como seus recursos e atividades de aprendizagem e avaliação são muito benéficos, impactando de forma substancialmente positiva nas crianças em seu desenvolvimento, não somente escolar, mas em geral, o que é possível diante da cooperação entre funcionários, professores, pais, comunidade e estudantes sob coordenação de uma equipe responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMPós-Doutor e Doutor em Educação ( Departamento de Educação )

Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuante na área de Psicologia e Filosofia da Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Pós-Doutor pela Unicamp com o projeto Educação em Steiner e a Fenomenologia de Goethe, com bolsa PNDP/Capes. Líder do grupo de pesquisa no CNPq: A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea. Foi Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, onde lecionou Antropologia Filosófica e Educação, Tópicos Especiais em Filosofia da Educação. Doutor em Educação na UFPR, com bolsa sanduíche do programa Capes/DAAD com estágio na Alanus Hochschule (Alemanha). O campo de pesquisa principal aborda a educação em suas dimensões epistemológicas e psicológicas, com base na inter/transdisciplinaridade da fenomenologia de Goethe e de Rudolf Steiner. No mestrado em educação (UFPR), dissertou sobre a fundamentação holística da educação ecológica na Pedagogia Waldorf. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social (jornalismo).

Tiago Caetano Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMMestrando em Educação ( Departamento de Educação )

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com projeto Inteligências Múltiplas na Pedagogia Waldorf, com bolsa da FAPEMIG. Participante do grupo de pesquisa no CNPq: A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea. MBA em Gestão de Empresas pela FCETM. Bacharel em Comunicação Social habilitado em Publicidade e Propaganda pela UNIUBE.

Referências

ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 2001.

ARMSTRONG, Thomas. In their own way: Discovering and encouraging your child's multiple intelligences. New York, USA: Penguin, 2000.

BIEKARCK, Peter. Rudolf Steiner. Belo Horizonte: ATTA Mídia e Educação: CEDIC, 2009. p. 41-51. (Coleção Grande Educadores, v. 4).

CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

COSTA, Verônica Marchi. Waldorf: ensino e aprendizagem para além dos muros da escola. Documentário produzido na Viver Escola Waldorf de Bauru como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação e Multimeios. São Paulo: PUC, 2015. 1 vídeo (31 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=shIelJdBSKQ. Acesso em: 13 ago. 2019.

CHEN, Jie-Qi et. al. Utilizando as competências das crianças. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. (Coleção Projeto Spectrum: A Teoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil, v. 1).

CHEN, Jie-Qi. Zona de desenvolvimento proximal cultural: um construto para fazer avançar nossa compreensão em torno do mundo das IM. In: GARDNER, Howard et. al. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Tradução Roberto Cataldo Costa, Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 402-413.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF DO BRASIL. Histórico da escola Waldorf no Brasil. Disponível em: http://www.fewb.org.br/pw_brasil.html. Acesso em: 19 jul. 2020.

FELDMAN, David Henry. Capítulo 1: Como o Spectrum começou. In: CHEN, Jie-Qi et. al. Utilizando as competências das crianças. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 17-32. (Coleção Projeto Spectrum: A Teoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil, v. 1).

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes médicas, 1995.

GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. O criador da teoria de Inteligências múltiplas explica e expande suas ideias com enfoque no século XXI. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

GARDNER, Howard. Capítulo 7: As pontes do Spectrum. In: CHEN, Jie-Qi et. al. Utilizando as competências das crianças. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 151-158. (Coleção Projeto Spectrum: A Teoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil, v. 1).

GARDNER, Howard. A Nova Ciência da Mente: Uma História da Revolução Cognitiva. Tradução Cláudia Malbergier Caon. 3. ed. São Paulo: Eduesp, 2003.

GARDNER, Howard. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas idéias e a dos outros. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2005.

GARDNER, Howard. O nascimento e a difusão de um “meme”. In: GARDNER, Howard et. al. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Tradução Roberto Cataldo Costa, Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-30.

GARDNER, Howard. Biography of Howard Gardner. Disponível em: https://howardgardner.com/biography/. Acesso em: 08 out. 2019.

GARDNER, Howard. The Components of MI. Disponível em: https://www.multipleintelligencesoasis.org/the-components-of-mi. Acesso em: 10 jul. 2020a.

GARDNER, Howard. Existential intelligence: why now? In: GARDNER, Howard. The Official Authoritative Site of Multiple Intelligences. 08 jul. 2020. Disponível em: https://www.multipleintelligencesoasis.org/blog/2020/7/8/a-resurgence-of-interest-in-existential-intelligence-why-nownbsp. Acesso em: 08 ago. 2020b.

GATTI, Bernardete A.; BARRETO, Elba S. de Sá; ANDRÉ, Marli E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO RUTH SALLES. Conheça a pedagogia. 2020a. Disponível em: https://www.institutoruthsalles.com.br/category/pedagogia-waldorf/conheca-a-pedagogia/. Acesso em: 19 jul. 2020.

INSTITUTO RUTH SALLES. Waldorf 100 anos. 2020b. Disponível em: https://www.institutoruthsalles.com.br/100-anos/. Acesso em: 19 jul. 2020.

INSTITUTO RUTH SALLES. Escolas Sociais. 2020c. Disponível em: https://www.institutoruthsalles.com.br/escolas-sociais/. Acesso em: 23 jan. 2021.

KUNKEL, Chris. A primeira escola baseada nas inteligências múltiplas no mundo: a história da Key Learning Community. In: GARDNER, Howard et. al. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Tradução Roberto Cataldo Costa, Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 303-317.

LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 12. ed. São Paulo: Antroposófico, 2016.

MARQUES, José Roberto. Inteligência Subceptiva. In: OLIVARES, Inês Cozzo; SITA, Mauricio (Coord.). Manual das Múltiplas Inteligências: especialistas explicam como usar todas as inteligências já descobertas para você se diferenciar na vida pessoal, profissional e empresarial. São Paulo: Editora Ser Mais, 2013. p. 65-71.

SALLES, Rubens; FONSECA, Rosineia. A Pedagogia Waldorf na escola pública: histórico, desafios, perspectivas. São Paulo: Instituto Ruth Salles, 2019. Disponível em: https://www.institutoruthsalles.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Pesquisa-para-PDF-completo-FINAL.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

WINNER, Ellen. The History of Howard Gardner. Jun. 2012. Disponível em: https://howardgardner01.files.wordpress.com/2012/06/ellenwinnerbio.pdf. Acesso em: 08 out. 2019.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

BACH JUNIOR, J.; MARTINS, T. C. Inteligências múltiplas na prática escolar: a teoria e as suas primeiras aplicações na educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–29, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.5942. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5942. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos