Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5944

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Currículo, Formação de professores.

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores.

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Biografia do Autor

Mailin Elisabeth Hauschild, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande

Licencianda em Física na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande

Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

HAUSCHILD, M. E.; ARAUJO, R. R. de. Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5944. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático