Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6019

Palavras-chave:

Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto do Instituto de Matemática, Estatística e Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, ambos da FURG.

Daniele Amaral Fonseca, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Referências

BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T. Análise do uso do celular no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013.

BICUDO, M. A. V. O professor de matemática nas escolas de 1.º e 2.º graus. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005.

BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

CASTRO FILHO, J. A.; FREIRE, R. S.; MAIA, D. L. Formação docente na era da cibercultura. Revista Tecnologias na Educação, v. 16, 2016.

COSTA, R. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2008.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GATTI, B. A. Análise das políticas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Campinas/SP, v. 37, n. 13, 2013.

KAWASAKI, T. F. Tecnologias na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores. 199f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas/SP: Papirus, 2007.

LÂNGARO, A. G. Tecnologia e práticas pedagógicas – movimentos e vicissitudes na busca da constituição de uma comunidade de aprendizagem. 145f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: Educs, 2005.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs, 2003.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAÇADA, D. L. Rede virtual de aprendizagem – interação em uma ecologia digital. 158f. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

MARASCHIN, C. Pesquisar e intervir. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre/RS, v. 16, n. 1, 2004.

MARIN, D. Professores universitários que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino de matemática: quem são eles?. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2012.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014a.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014b.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MATURANA, H.; VARELA, F. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus, 2012.

PIMENTA, S. G et al. A construção da didática no GT Didática: análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, 2013.

PELLANDA, N. M. C. Muito além do jardim: transpondo o conhecimento disciplinar do sujeito moderno. Redes – Economia para o homem e desenvolvimento regional, Santa Cruz do Sul, v. 6, n. 1, 2001.

PIZZATO, M. C.; MOREIRA, M. A. A perspectiva epistemológica de Humberto Maturana e suas contribuições para a Didática das Ciências. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas/SP, 2011.

PRETTO, N. L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 24, n. 1, 2011.

SOUZA JÚNIOR, A. J.; MOURA, E. M. Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem com Objetos de Aprendizagem. In: OLIVEIRA, C. C.; MARIM, V. (orgs.). Educação Matemática: contextos e práticas docentes. Campinas/SP: Editora Alínea, 2010.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

SILVEIRA, D. da S.; FONSECA, D. A. Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático