Entre a aparência e a essência: a protocolização dos currículos escolares e o debate pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6023Palavras-chave:
Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Pós-pandemia.Resumo
O ano de 2020 foi diferente... a conjuntura instaurada com o advento da Pandemia Sars-Cov-2 não tem precedentes na história recente. Fomos obrigados, de forma dura, a rever propostas para as gerações futuras: o que ensinamos é relevante? E o que ensinaremos, doravante? De tal circunstância nasce a proposta de problematizar minimamente a política curricular em curso – representada pela Base Nacional Comum Curricular -, a partir de uma pesquisa em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva em diálogo com autores contemporâneos. O corpus documental foi constituído por peças publicitárias veiculadas no canal do MEC no Youtube, tratando direta ou indiretamente da BNCC. As discussões indicam a legitimidade da atual política curricular, mas problematizam seu caráter protocolar, priorizando a aparência (roteiros) em razão da essência (contextualizações). O texto conclui que o currículo pós-pandemia precisará considerar contextos datados, que exigem adaptações rápidas, com formas amplas de pensamento e ação.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017b. Youtube. Postado em 19 de abril de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g2_9XIE18NA. Acesso em: 07 dez 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Youtube. Postado em 13 de abril de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fbz-cpct1W4. Acesso em: 07 dez 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. ENEM 2020 - Isenção, 2020. Youtube. Postado em 15 de abril de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IQMSrxLzLLk. Acesso em: 10 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. ENEM 2020 - Inscrições, 2020b. Youtube. Postado em 04 de maio de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=apufjiGlIY0. Acesso em: 10 dez. 2020.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2010.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, p. 716-737, Dez. 2012.
MINETTO, Maria de Fátima. Currículo na educação inclusiva: entendendo este desafio. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MOREIRA, A. F. Currículo e gestão: propondo uma parceria. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 547-562, jul./set. 2013.
NOVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.
SOUZA, Ângelo Ricardo de; POLI, Roberto. O planejamento da política educacional brasileira: a insuficiência da perspectiva de futuro no Plano Nacional de Educação de 2014. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 537-552, maio/ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).