O programa residência pedagógica na licenciatura em educação do campo da UFRB: reflexões e percepções dos residentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6059

Palavras-chave:

Formação Professores. Programa Residência Pedagógica. Educação do Campo.

Resumo

O artigo buscou analisar e refletir sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial de futuros professores da Educação do Campo, considerando os relatos produzidos pelos residentes em seus relatórios elaborados ao final do projeto. O estudo se caracteriza como uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram considerados os relatórios de 6 (seis) estudantes residentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do subprojeto de Ciências da Natureza, do PRP, edital 2018 da CAPES, pertencentes aos núcleos dos municípios de Irará, Iraquara e Feira de Santana-BA. Os relatórios foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que os seis residentes ressaltaram a importância da participação no programa, pois, para estes, o PRP proporcionou um maior contato com a escola, nos três momentos pedagógicos – observação, coparticipação e regência, levando-os a promover uma maior reflexão acerca das ações desenvolvidas em contexto escolar. Para os residentes, de um modo geral, a participação no PRP fortaleceu o lado profissional e emocional deles, uma vez que tiveram a oportunidade de lidar com os desafios das ações docentes, levando-os a repensar suas atitudes e a necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas.

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Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (UFRB/CNPq). Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza em Matemática (CETENS/UFRB). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental – Ciência 10! (CFP/UFRB).

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Publicado

24/01/2023

Como Citar

PORTO, K. S. O programa residência pedagógica na licenciatura em educação do campo da UFRB: reflexões e percepções dos residentes . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–20, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6059. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6059. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos