O programa residência pedagógica na licenciatura em educação do campo da UFRB: reflexões e percepções dos residentes
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6059Palavras-chave:
Formação Professores. Programa Residência Pedagógica. Educação do Campo.Resumo
O artigo buscou analisar e refletir sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial de futuros professores da Educação do Campo, considerando os relatos produzidos pelos residentes em seus relatórios elaborados ao final do projeto. O estudo se caracteriza como uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram considerados os relatórios de 6 (seis) estudantes residentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do subprojeto de Ciências da Natureza, do PRP, edital 2018 da CAPES, pertencentes aos núcleos dos municípios de Irará, Iraquara e Feira de Santana-BA. Os relatórios foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que os seis residentes ressaltaram a importância da participação no programa, pois, para estes, o PRP proporcionou um maior contato com a escola, nos três momentos pedagógicos – observação, coparticipação e regência, levando-os a promover uma maior reflexão acerca das ações desenvolvidas em contexto escolar. Para os residentes, de um modo geral, a participação no PRP fortaleceu o lado profissional e emocional deles, uma vez que tiveram a oportunidade de lidar com os desafios das ações docentes, levando-os a repensar suas atitudes e a necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas.
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