Sobre o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma breve revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6151

Palavras-chave:

Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Ensino médio

Resumo

A física desenvolvida a partir do início do século 20, a “Física Moderna e Contemporânea”, é a base conceitual do desenvolvimento de diversas tecnologias atuais. Porém, os conteúdos dessa disciplina ensinados no Ensino Médio brasileiro não dão a evidência necessária para esse tema, apesar da massiva contribuição de pesquisadores visando a implementação dessa temática nos últimos trinta anos. Então, este trabalho objetivou fazer um levantamento acerca do tema “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”, analisando o número de publicações, evidenciando as principais linhas de pesquisa e estabelecendo, se possível, quais as principais dificuldades para tal implementação. Foram selecionados 48 artigos em três revistas eletrônicas brasileiras de ensino de física. Constatou-se que alguns dos trabalhos selecionados abordam a Física Moderna e Contemporânea de forma interdisciplinar com a arte, assim como usam de abordagens histórico-filosóficas para ensinar esses tópicos, fugindo do tradicionalismo, que trazem principalmente experimentos ou simulações computacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardel de Carvalho Veloso, UFPB

Mestrando em Física, PPGF-UFPB, João Pessoa – PB, Brasil.

Maura Vieira do Santos Sousa, UFPB

Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, PPCEM-UFPB, João Pessoa – PB, Brasil.

Haroldo Reis Alves de Macêdo, Instituto Federal do Piauí - Campus Picos

Professor de Física

Mestre e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002

BATISTA, C. A. DOS S.; SIQUEIRA, M. A inserção da Física Moderna e Contemporânea em ambientes reais de sala de aula: uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 880–902, 8 dez. 2017.

BRASIL. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira (LDB). Brasília, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.

BRASIL. PNLD 2018: física – guia de livros didáticos. Brasília, Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Downloads/Guia_PNLD_2018_Fisica.pdf. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.

CARDOSO, S. O. DE O.; DICKMAN, A. G. Simulação computacional aliada à teoria da aprendizagem significativa: uma ferramenta para ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial, p. 891–934, 2012.

CAVALCANTE, M. A.; RODRIGUES, T. T. T.; BUENO, D. A. Controle Remoto: principio de funcionamento (parte 1 de 2). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 554–565, 2013.

CAVALCANTE, M. A.; RODRIGUES, T. T. T.; BUENO, D. A. Controle Remoto : observando códigos com o Arduíno (parte 2 de 2). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 614–641, 2014.

CUNHA, A. R.; GOMES, G. G. Física moderna no Ensino Médio e sua necessidade de sincronização conceitual. Física na Escola, v. 13, n. 1, p. 8–9, 2012.

DOMINGUINI, L. Física moderna no Ensino Médio: Com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 34, n. 2, p. 1–7, 2012.

EBERHARDT, D. et al. Experimentação no ensino de Física Moderna: efeito fotoelétrico com lâmpada néon e LEDs. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 928–950, 2017.

ERTHAL, J. P. C.; PIROVANI, F. E. DA S.; CAMPOS, R. G. Globo de plasma: uma montagem simples com amplo potencial para discussões em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 666–676, 2014.

FERNANDES, R. DE F. A. M. et al. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509–529, 2017.

FREITAS, F. C.; OLIVEIRA, A. J. A. DE. O uso de vídeos curtos para ensinar tópicos de semicondutores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1–7, 2015.

FREITAS, B. F. S. Análise de um plano de ensino sobre física de partículas no ensino médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

FRÓES, A. L. D. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 1–15, 2014.

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. Tempo, espaço e simultaneidade: uma questão para os cientistas, artistas, engenheiros e matemáticos no século XIX. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3, p. 568–583, 2010.

HORVATH, J. E. Uma proposta para o ensino da astronomia e astrofísica estelares no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p. 1–8, 2013.

JARDIM, W. T.; OTOYA, V. J. V.; OLIVEIRA, C. G. S. A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do ensino médio: discordâncias sobre o conceito de massa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 1–7, 2015.

KIKUCHI, L. A.; ORTIZ, A. J.; BATISTA, I. L. Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma análise do que se tem discutido a respeito do assunto. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013.

KOPP, F. A.; ALMEIDA, V. DE. Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 69–98, 2019.

LEITE, I. S. et al. Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p. 1–7, 2013.

LIMA, L. G. DE; RICARDO, E. C. O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 8–54, 2019.

LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. DE H. Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 435–459, 2017.

LOBO, M. P. et al. Teleporte de uma partícula: um protocolo no contexto do ensino médio. Física na Escola, v. 16, n. 2, p. 18–21, 2018.

MARRANGHELLO, G. F.; PAVANI, D. B. Utilizando a câmera fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas. Física na Escola, v. 12, n. 1, p. 20–26, 2011.

MELHORATO, R. L.; NICOLI, G. T. Da física clássica à moderna: O simples toque de uma sirene. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 1–4, 2012.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; FILHO, J. B. B. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2012.

MORAIS, A.; GUERRA, A. História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 35, n. 1, p. 1–9, 2013.

NETO, J. DA S.; OSTERMANN, F. Formação de técnicos na área de radiologia médica: desenvolvimento de uma página na internet como recurso didático. Física na Escola, v. 11, n. 1, p. 32–35, 2010.

NETO, J. DA S.; OSTERMANN, F.; PRADO, S. D. O tema da dualidade onda-partícula na educação profissional em radiologia médica a partir da simulação do interferômetro de Mach-Zehnde. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 33, n. 1, p. 1–10, 2011.

NÓBREGA, F. K.; MACKEDANZ, L. F. O LHC (Large Hadron Collider) e a nossa física de cada dia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 1–11, 2013.

OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.

OTERO, M. R.; ARLEGO, M.; PRODANOFF, F. Design, analysis and reformulation of a didactic sequence for teaching the special theory of relativity in high school. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1–10, 2015.

PARENTE, F. A. G.; DOS SANTOS, A. C. F.; TORT, A. C. O átomo de Bohr no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1–4, 2014.

PENTEADO, D. R.; FREIRE, L. I. F.; PEREIRA, A. L. Uma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 12, p. 40-60, 2018.

PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 393–420, 2009.

PEREIRA, M. M. LHC: o que é, para que serve e como funciona. Física na Escola, v. 12, n. 1, p. 37–41, 2011.

PINHEIRO, H. DE S. et al. Produto educacional: “kit” de física moderna para aplicação experimental relacionada à constante de Planck para jovens e adultos do ensino médio. Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 71–77, 2019.

RAMOS, C. V.; MOREIRA, J. A. S. Política de remuneração de professores e as recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 1510-1526, 2020.

REIS, J.; SILVA, I.; ANDRADE-NETO, A. V. Teoria da relatividade restrita e cubismo no ensino médio: uma proposta didática de aproximação entre duas culturas. Física na Escola, v. 16, n. 1, p. 5–10, 2018.

ROCHA, D. M.; RICARDO, E. C. As crenças de autoeficácia de professores de Física: um instrumento para aferição das crenças de autoeficácia ligadas a Física Moderna e Contemporânea. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 333–364, 2014.

ROCHA, D. M.; RICARDO, E. C. As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 223–252, 2016.

RODRIGUES, C. M.; SAUERWEIN, I. P. S.; SAUERWEIN, R. A. Uma proposta de inserção da teoria da relatividade restrita no Ensino Médio via estudo do GPS. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1–7, 2014.

SANTANA, F. B.; SANTOS, P. J. S. DOS. Espectroscopia e modelos atômicos: uma proposta para a discussão de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 555–589, 2017.

SANTOS, A. C. Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio. Dissertação (mestrado em Ciências e Matemática). São Cristóvão, 2017.

SCHAPPO, M. G. Um modelo concreto para o estudo da estabilidade nuclear no Ensino Médio. Física na Escola, v. 11, n. 2, p. 22–26, 2010.

SILVA, A. DOS S.; REIS, J. C. DE O.; REGO, S. C. R. Publicações sobre o ensino de Física Moderna: relações construídas entre Artes e Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 366–382, 2019.

SILVA, A. C. DA; ALMEIDA, M. J. P. M. DE. Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 624–652, 2011.

SILVA, L. F. DA; ASSIS, A. Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 313–324, 2012.

SILVA, R. S. DA; ERROBIDART, N. C. G. Sobre as pesquisas relacionadas ao ensino do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 618–639, 2015.

SILVA, H. R. A.; MORAES, A. G. O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 378–406, 2015.

SILVEIRA, S.; GIRARDI, M. Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 39, n. 4, p. 1–7, 2017.

SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M. Espalhamento de Rutherford na sala de aula do Ensino Médio. Física na Escola, v. 11, n. 2, p. 9–11, 2010.

SIQUEIRA, M. R. P. Professores de física em contexto de inovação curricular: saberes docentes e superação de obstáculos didáticos no ensino de física moderna e contemporânea. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo, 2012.

SOARES, A. A.; MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 915–933, 2015.

SOUZA, A. R. DE; NEVES, L. A. DOS S. O livro paradidático no ensino de Física – uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1145–1160, 2016.

SOUZA, M. A. M. et al. Jogo de Física de partículas: descobrindo o bóson de Higgs. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 2–13, 2019.

SOUZA, M. A. M.; DANTAS, J. D. Fenomenologia Nuclear: uma Proposta conceitual para o ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 1, p. 136–158, 2010.

TENFEN, D. N.; TENFEN, W. O modelo atômico de Bohr e as suas limitações na interpretação do espectro do átomo de hélio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 217–235, 2017.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de Física na escola de 2º grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 9, n. 3, p. 209-214, 1992.

TONET, M. D.; LEONEL, A. A. Nanociência e Nanotecnologia: uma revisão bibliográfica acerca das contribuições e desafios para o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 431–456, 2019.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

VELOSO, J. de C.; SOUSA, M. V. do S.; MACÊDO, H. R. A. de. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma breve revisão bibliográfica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–27, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6151. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6151. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos