Sobre o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma breve revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6151Palavras-chave:
Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Ensino médioResumo
A física desenvolvida a partir do início do século 20, a “Física Moderna e Contemporânea”, é a base conceitual do desenvolvimento de diversas tecnologias atuais. Porém, os conteúdos dessa disciplina ensinados no Ensino Médio brasileiro não dão a evidência necessária para esse tema, apesar da massiva contribuição de pesquisadores visando a implementação dessa temática nos últimos trinta anos. Então, este trabalho objetivou fazer um levantamento acerca do tema “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”, analisando o número de publicações, evidenciando as principais linhas de pesquisa e estabelecendo, se possível, quais as principais dificuldades para tal implementação. Foram selecionados 48 artigos em três revistas eletrônicas brasileiras de ensino de física. Constatou-se que alguns dos trabalhos selecionados abordam a Física Moderna e Contemporânea de forma interdisciplinar com a arte, assim como usam de abordagens histórico-filosóficas para ensinar esses tópicos, fugindo do tradicionalismo, que trazem principalmente experimentos ou simulações computacionais.Downloads
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