Experiência estética, formação de professores e a literatura de cordel nos processos de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6192Palavras-chave:
Literatura de Cordel. Ensino-Aprendizagem. Experiência estética.Resumo
Este artigo reflete sobre a dimensão da experiência estética em ações pedagógicas no âmbito da Educação Básica com esteio na cultura popular materializadas por meio da Literatura de Cordel. O estudo objetiva analisar a relevância da experiência estética na formação de professores e como estes percebem essas ações estando aliadas a processos educativos de crianças e jovens. A escolha da temática deve-se ao desenvolvimento de pesquisas e intervenções pedagógicas no âmbito da educação formal. A investigação é de natureza qualitativa, tomando-se a observação, a análise de práticas pedagógicas e os relatos de professores do 6º ano do Ensino Fundamental (Aquiraz-CE) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (Maranguape-CE). Tendo por base as análises dos dados, infere-se que os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem consideram de muita relevância o trabalho com Cordel em sala de aula por envolver os estudantes na constituição de saberes. Há um chamamento à aprendizagem pela dimensão lúdica e criativa que o Cordel possui.
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