Experiência estética, formação de professores e a literatura de cordel nos processos de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6192

Palavras-chave:

Literatura de Cordel. Ensino-Aprendizagem. Experiência estética.

Resumo

Este artigo reflete sobre a dimensão da experiência estética em ações pedagógicas no âmbito da Educação Básica com esteio na cultura popular materializadas por meio da Literatura de Cordel. O estudo objetiva analisar a relevância da experiência estética na formação de professores e como estes percebem essas ações estando aliadas a processos educativos de crianças e jovens. A escolha da temática deve-se ao desenvolvimento de pesquisas e intervenções pedagógicas no âmbito da educação formal. A investigação é de natureza qualitativa, tomando-se a observação, a análise de práticas pedagógicas e os relatos de professores do 6º ano do Ensino Fundamental (Aquiraz-CE) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (Maranguape-CE). Tendo por base as análises dos dados, infere-se que os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem consideram de muita relevância o trabalho com Cordel em sala de aula por envolver os estudantes na constituição de saberes. Há um chamamento à aprendizagem pela dimensão lúdica e criativa que o Cordel possui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Educação (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Especialista em Arte-educação e cultura popular (Faculdade Darcy Ribeiro). Graduado em Ciências da Religião (Faculdade Católica de Fortaleza - FCF). Membro do grupo de Pesquisa: Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH. Professor da Escola de Pastoral Catequética – ESPAC (Cursos de Extensão da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF).

Ana Cristina de Moraes, Brasil, Universidade Estadual do Ceará, FACEDI, Ceará.

Pós-doutora em Educação - UFC (2020). Doutora em Educação - UNICAMP (2015). Mestra em Educação - UFC (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes - UECE (2007) e em Políticas Sociais - UNB (2001). Graduada em Serviço Social - UECE (1999). Atualmente é professora adjunta da UECE. Tem experiência na área de Educação, com foco nos seguintes temas: Arte-educação, Saberes e Formação Docente, Pesquisa-formação. Coordena o Projeto de Extensão Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI/UECE - NACE. Está vinculada aos Programa de Pós-Graduação - PPGE e MAIE/UECE. É lider do Grupo de Pesquisa Investigações sobre Arte, História e Ensino

Camila Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Educação (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Integrante do grupo de pesquisa: Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH.

Referências

AMÂNCIO, Geraldo; PEREIRA, Wanderley. Gênios da Cantoria. Fortaleza: Pedro Paulo Editora, 2004.

BONDÍA, Jorge L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. In: Revista Brasileira de Educação. Jan-Abril. Nº 19, 2002.

DUARTE JUNIOR, João F. Fundamentos Estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1998.

FERREIRA, Gonçalo. A Lenda do Uirapuru. Fortaleza: IMEPH, 2010.

FERREIRA, Naura S. C. (Org.). Formação Continuada e Gestão da Educação. São Paulo: Cortez, 2006.

FRANCISCO, Antonio. Os animais têm razão. Fortaleza: IMEPH, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERALDO, Evaristo. A Criação da Noite: lenda indígena. Fortaleza: IMEPH, 2010.

HAURÉLIO, Marco. Cordéis de Arrepiar: Europa. Fortaleza: IMEPH, 2016.

HOLANDA, Arlene; RINARÉ, Rouxinol. Cordel: criar, rimar e letrar. Fortaleza: IMEPH, 2009.

LEITE, Maria. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, Maria; OSTETTO, Luciana (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005. p. 19-54.

LIBÂNEO, José C. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilda Vanessa; LIMONTA, Sandra Valéria; ECHALAR, Adda. (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED/EDITORA DA PUC GOIÁS, 2011. p. 85-100.

LIMA, Stélio T. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum - Education, Maringá, v. 35, n. 1, p. 133-139, jan.-jun./2013.

LOPES, José de R. Literatura de Cordel: Antologia. Fortaleza: BNB, 1982.

MARTINS, Mirian C. F. D. “Arte, só na aula de arte?”. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, set./dez. 2011.

MORAES, Ana C. Educação Estética na Universidade: antropofagias e repertórios artístico-culturais de estudantes. Curitiba: CRV, 2016.

MORAES, Ana C.; MOURA, Andrea S. B. Possibilidades estético-pedagógicas por meio do Fanzine e do Cordel. In: Revista Dialogia, São Paulo, v. 01, n. 31, p. 197-206, jan./abr., 2019.

PAIXÃO, Fernando. Duas Lendas Indígenas de Amor. Fortaleza: IMEPH, 2016.

PAIXÃO, Fernando. Canção dos Povos Africanos. Fortaleza: IMEPH, 2010.

PAVIANI, Neires Maria.; FONTANA, Niura Maria. “Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência”. Revista Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago., 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16. Acesso em: 20 de novembro de 2022.

PIMENTA, Selma G. O protagonismo da didática nos cursos de licenciatura: a didática como campo disciplinar. In: MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. São Paulo: Junqueira & Martins, 2015. p. 81-97.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2006.

VIANA, Arievaldo. Acorda cordel na sala de aula: a literatura popular como ferramenta auxiliar na educação. Fortaleza: Gráfica Encaixe, 2010.

VIANA, Arievaldo. A Raposa e o Cancão. Fortaleza: IMEPH, 2007.

WESTBROOK, Robert; TEXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: ROMÃO, José Eustáquio.; RODRIGUES, Verone Lane. (Orgs.). John Dewey. Recife: Massangana, 2010. p. 33 – 53. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.

Downloads

Publicado

08/02/2023

Como Citar

PAIXÃO, F.; DE MORAES, A. C.; SILVA, C. O. Experiência estética, formação de professores e a literatura de cordel nos processos de ensino e aprendizagem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6192. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6192. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos