O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6246

Palavras-chave:

Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder.

Resumo

Neste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. 

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Biografia do Autor

Jorge Marcos Ramos, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Professor da Rede Municipal de Santo André, Professor Universitário, Doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Sérgio Marcos Nogueira Tavares, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação Stricto-senso em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Coordenado do Programa de Pós-graduação Stricto-senso em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

RAMOS, J. M.; TAVARES, S. M. N. O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–15, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6246. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos