Reflexão do ensino para uma educação intercultural: o caso de uma escola secundária com contexto indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6258

Palavras-chave:

Inovação. Escola rural. Língua indígena. Educação intercultural. Reflexão docente.

Resumo

É apresentada uma experiência de inovação educacional com foco na promoção entre o corpo docente e gestor de uma escola secundária, na sua modalidade de telesecundaria, a análise das suas práticas a partir da educação intercultural. Surge da falta de espaços de formação contínua para professores do ensino secundário que atuam em contextos de diversidade cultural e linguística. Foi reconhecido que a comunidade de ensino pode promover inovações educacionais que atendam às suas necessidades. Um dos professores foi o responsável pela condução do projeto, que incluiu o desenvolvimento de um seminário-oficina que mobilizou a reflexão docente como principal estratégia. Os resultados indicam que foi possível estabelecer um espaço onde os professores compartilharam seus desafios, dilemas e estratégias para desenvolver seu trabalho em um contexto indígena. Por sua vez, abordaram elementos da educação intercultural construindo sua própria definição. Por fim, iniciaram um processo de incorporação dessa perspectiva no planejamento das aulas, reconhecendo o que ela contribui para um ensino que se abre e dialoga com as características socioculturais dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Péres Ceballos, Docente de Telesecundaria de la Secretaría de Educación de Veracruz

Maestra en Innovación Educativa por la Benemérita Escuela Normal Veracruzana "Enrique C. Rébsamen"

Amanda Cano Ruiz, Benemérita Escuela Normal Veracruzana "Enrique C. Rébsamen"

Doctora en Investigación Educativa por la Universidad Veracruzana.

Jefa de la Unidad de Estudios de Posgrado de la Benemérita Escuela Normal Veracruzana "Enrique C. Rébsamen"

Referências

CANO, A.; BUSTAMANTE, J. Telesecundaria de contexto indígena y la formación inicial de sus docentes. Sinéctica revista electrónica de educación, México, 49, jan. /jun, 2017. Disponível em: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/705/72. Acesso em: 9 de mar. 2021.

CARBONEL, J. La aventura de innovar: el cambio en la escuela. Madrid: Morata, 2001.

CASAL, I.; GRANDA, M. Una estrategia didáctica para la aplicación de los métodos participativos. Tiempo de Educar, México, 4 (7), p. 171-202, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311/31100707. Acesso em: 10 mar. 2021.

BARRIGA, R. Miradas a la interculturalidad: el caso de una escuela urbana con niños indígenas. Revista mexicana de investigación educativa. México,13 (39), p. 1229-1254, 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662008000400009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 9 de mar. 2021.

CEIEG.Cuadernillos municipales 2020. México, 2020. Disponível em:

http://ceieg.veracruz.gob.mx/wp-content/uploads/sites/21/2020/12/Soledad-Atzompa_2020.pdf. Acesso em: 9 de mar. 2021.

GAIRÍN, J.; RODRÍGUEZ, G. Cambio y mejora en las organizaciones educativas. Revista EDUCAR, Barcelona, 47 (1) p. 31-50, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3421/342130836003.pdf. Acesso em: 9 de mar. 2021.

GONZÁLEZ, I.; GARZA, C. y DE LEÓN, M. Consejos Técnicos Escolares, un

espacio de colaboración para evaluar el ejercicio docente en Educación Básica,México,

Revista electrónica de investigación educativa, 19(3), p. 24-32, 2017.

DOI: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/1272/1560. Acesso em: 18 de mar. 2021.

IBARRA ROSALES, G. El tacto pedagógico: una propuesta de la enseñanza ética. Revista Boletín Redipe, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 17–26, 2017. Disponível em: https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/29. Acesso em: 10 mar. 2021.

INALI. Catálogo de las Lenguas Indígenas Nacionales: variantes lingüísticas de México con sus autodenominaciones y referencias geoestadísticas. México, 2008. Dispinível em: https://www.inali.gob.mx/pdf/CLIN_completo.pdf Acesso em: 18 mar. 2021.

INEE. La agenda pendiente de la educación intercultural bilingüe en México. Revista de Evaluación para docentes y directivos, México, 12 (4) p. 40-57, 2019.

Disponível em:

https://www.inee.edu.mx/wp-content/uploads/2019/04/Red12.1.pdf. Acceso em: 9 de mar. 2021.

INEGI. Sistema para la consulta de inforación censal SCINE 2010. México,2012a. Disponível em: http://gaia.inegi.org.mx/scince2/viewer.html. Acesso em: 9 de mar. 2021.

INEGI. Lenguas indígenas y hablantes de 3 años o más, 2020. México, 2020b.

Disponível em: http://cuentame.inegi.org.mx/hipertexto/todas_lenguas.htm. Acceso em: 18 de mar. 2021

OLIVERO, J.; BRAVO, C.; SEPÚLVEDA, E. Proceso de reflexión docente para mejorar las prácticas de evaluación de aprendizaje en el contexto de la educación para jóvenes y adultos (EPJA). Revista Folios, Bogotá, (44) p. 79-91, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=345945922005. Acesso em: 9 de mar. 2021.

PERRENOUD, P. Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. 3. ed. Profesionalización y razón pedagógica. México: COLOFÓN, 2007.

ROCKWELL, E. “La apropiación, un proceso entre muchos que ocurren en los ámbitos escolares", en Memoria, conocimiento y utopía. Anuario del a Sociedad Mexicana de Historia de la Educación, núm. 1. Barcelona/México: Pomares, 2005.

SCHMELKES, S. Interculturalidad, democracia y formación valorar en México. Revista electrónica de investigación educativa, México, 11 (2), p. 1-10, 2009. Disponível em: http://redie.uabc.mx/vol11no2/contenido-schmelkes2.html. Acesso em: 10 mar. 2021.

SEP. Lineamientos para la organización y funcionamiento de los Consejos Técnicos Escolares. Educación Básica. México, 2013. Disponível em: http://educacionbasica.sep.gob.mx/multimedia/RSC/BASICA/Documento/201709/201709-RSC-DU5jnstk2F-LineamientosCTE.pdf. Acesso: em 18 de mar.2021

TARDIF, M. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Madrid: Narceoa, 2004.

UNESCO-INEE. Panorama educativo de la población indígena y afrodescendiente 2017. México, 2018.

VAN, M. El tacto en la enseñanza: el significado de la sensibilidad pedagógica. España: Paidós,1998.

Publicado

23/01/2022

Como Citar

CEBALLOS, R. P.; RUIZ, A. C. Reflexão do ensino para uma educação intercultural: o caso de uma escola secundária com contexto indígena. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–18, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6258. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6258. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências