Reflexão do ensino para uma educação intercultural: o caso de uma escola secundária com contexto indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6258

Palavras-chave:

Inovação. Escola rural. Língua indígena. Educação intercultural. Reflexão docente.

Resumo

É apresentada uma experiência de inovação educacional com foco na promoção entre o corpo docente e gestor de uma escola secundária, na sua modalidade de telesecundaria, a análise das suas práticas a partir da educação intercultural. Surge da falta de espaços de formação contínua para professores do ensino secundário que atuam em contextos de diversidade cultural e linguística. Foi reconhecido que a comunidade de ensino pode promover inovações educacionais que atendam às suas necessidades. Um dos professores foi o responsável pela condução do projeto, que incluiu o desenvolvimento de um seminário-oficina que mobilizou a reflexão docente como principal estratégia. Os resultados indicam que foi possível estabelecer um espaço onde os professores compartilharam seus desafios, dilemas e estratégias para desenvolver seu trabalho em um contexto indígena. Por sua vez, abordaram elementos da educação intercultural construindo sua própria definição. Por fim, iniciaram um processo de incorporação dessa perspectiva no planejamento das aulas, reconhecendo o que ela contribui para um ensino que se abre e dialoga com as características socioculturais dos alunos.

Biografia do Autor

Ruth Péres Ceballos, Docente de Telesecundaria de la Secretaría de Educación de Veracruz

Maestra en Innovación Educativa por la Benemérita Escuela Normal Veracruzana "Enrique C. Rébsamen"

Amanda Cano Ruiz, Benemérita Escuela Normal Veracruzana "Enrique C. Rébsamen"

Doctora en Investigación Educativa por la Universidad Veracruzana.

Jefa de la Unidad de Estudios de Posgrado de la Benemérita Escuela Normal Veracruzana "Enrique C. Rébsamen"

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

CEBALLOS, R. P.; RUIZ, A. C. Reflexão do ensino para uma educação intercultural: o caso de uma escola secundária com contexto indígena. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–18, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6258. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6258. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiências