A crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6426

Palavras-chave:

Educação escolar. Crise estrutural do capitalismo. Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Este trabalho, dentro dos limites de um artigo, objetiva analisar os determinantes da crise estrutural do modo de produção capitalista e a atualidade da Pedagogia Histórico-Crítica. Como ponto de partida metodológico, consideramos que a educação, bem como qualquer outra instância social, não deve ser desvinculada das  estruturas de classes instituídas historicamente. Trata-se de uma das dimensões da sociedade que colabora direta ou indiretamente para reprodução da  força de trabalho. Da mesma forma, dialeticamente, também é um espaço que pode servir de resistência à ordem instituída, podendo desenvolver projetos com aspirações dos trabalhadores. Isto posto, faz-se imprescindível  considerar a atualidade e as  possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que se coloca frontalmente contra as proposições que legitimam a ordem burguesa e contribuem para a expropriação do conhecimento dos filhos da classe trabalhadora. Por fim, conclui-se que como instituição histórica a escola pode ser modificada pela ação dos homens em sociedade.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá.

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação. Participa do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá)

Suzane Meneses Caetano, Universidade Estadual de Maringá, Maringá

Mestranda em Educação. Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, M. A.; CAETANO, S. M. A crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-crítica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–18, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6426. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6426. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático