A crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6426Palavras-chave:
Educação escolar. Crise estrutural do capitalismo. Pedagogia histórico-críticaResumo
Este trabalho, dentro dos limites de um artigo, objetiva analisar os determinantes da crise estrutural do modo de produção capitalista e a atualidade da Pedagogia Histórico-Crítica. Como ponto de partida metodológico, consideramos que a educação, bem como qualquer outra instância social, não deve ser desvinculada das estruturas de classes instituídas historicamente. Trata-se de uma das dimensões da sociedade que colabora direta ou indiretamente para reprodução da força de trabalho. Da mesma forma, dialeticamente, também é um espaço que pode servir de resistência à ordem instituída, podendo desenvolver projetos com aspirações dos trabalhadores. Isto posto, faz-se imprescindível considerar a atualidade e as possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que se coloca frontalmente contra as proposições que legitimam a ordem burguesa e contribuem para a expropriação do conhecimento dos filhos da classe trabalhadora. Por fim, conclui-se que como instituição histórica a escola pode ser modificada pela ação dos homens em sociedade.
Downloads
Referências
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Revista Trabalho, Educação e Saúde. v. 1, n. 1, Rio de Janeiro, p. 45-60, 2003. Disponível: https://www.scielo.br/j/tes/a/JSYmSMnc7TKKrxWjm3xHLGd/?lang=pt&format=pdf
Acesso: 04/03/2021.
KUENZER, A. Z. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In LOMBARDI, J. C.;SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.) O Capitalismo, trabalho e educação. São Paulo: Cortez, p. 2005.
LIMA, Marcos Roberto; LOMBARDI, José Claudinei; DOMINSCHEK,, Desiré Luciane. A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à práxis revolucionária na educação. Campinas: Revista Histedbr Online. V. 20, 2020. Disponível: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655835/22649
Acesso: 20/03/2021.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.
_____. MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. - 1.ed. revista. - São Paulo: Boitempo, 2011
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In. FERRETI, C. J. at. al. (orgs); Tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 3ª ed. Petrópolis-RJ, Vozes, 1994, p. [p. 151-168].
_____. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde. vol.1 no.1 Rio de Janeiro Mar. 2003. Disponível https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100010
Acesso 07/01/2021.
_____. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro Jan./Apr. 2007. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt&format=pd
Acesso 05/01/2021.
SCHULTZ, Theodore William. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Conferência de Jomtien, 1990. Disponível: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso: 03/04/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).