Reflexões acerca das pesquisas denominadas estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6470

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento. Pesquisa Científica. Metodologia.

Resumo

O artigo apresenta reflexões e análises acerca das pesquisas do tipo Estado do Conhecimento e teve como objetivos: 1- identificar as especificidades desse tipo de pesquisa e a sua relevância para a construção de novos conhecimentos e 2- as etapas que compõem os procedimentos metodológicos para a realização dessas pesquisas. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um levantamento teórico-bibliográfico a partir de estudos já publicados sobre essa temática por autores como: Morosini e Fernandes, Ferreira, Soares, Silva e Silva, Novikoff, Fonseca, dentre outros. Os resultados apresentam que as pesquisas do tipo Estado do Conhecimento consistem no mapeamento e análise de estudos realizados anteriormente e permitem examinar o que já é conhecido e o que ainda precisa ser conhecido, bem como o modo (referencial teórico-metodológico) como que determinada temática tem sido investigada, contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento. Esse tipo de pesquisa pode ser realizado por abordagem qualitativa e/ou quantitativa, de objetivo exploratório, descritivo e/ou analítico, tendo como estratégia principal a pesquisa documental

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Biografia do Autor

Juliana Campos Francelino, UCDB

Mestra Em Educação, Linha de Pesquisa II: Práticas pedagógicas e suas relações com a formação do Docente. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande (2014). Possui Especialização em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá (2016). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco (2018).

Flavines Rebolo, UCDB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (1999) e Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981). Foi professora da Universidade de Sorocaba / UNISO (2000-2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq). Desenvolve pesquisas na interface das áreas da Educação e Psicologia, com ênfase nos seguintes temas: Formação de professores e Práticas docentes; Trabalho docente; Bem-estar e Mal-estar docente; Qualidade de vida no trabalho de professor; Histórias de vida na pesquisa qualitativa; Memória, Biografias e Autobiografias na Educação e Psicologia.

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Publicado

21/01/2023

Como Citar

FRANCELINO, J. C.; REBOLO, F. Reflexões acerca das pesquisas denominadas estado do conhecimento. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6470. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6470. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

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