Pedagogia Histórico-Crítica e educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6520

Palavras-chave:

Educação. História da educação. Pedagogia histórico-crítica. Educação profissional e tecnológica

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma análise acerca da pedagogia histórico-crítica e da educação profissional e tecnológica. Primeiramente, trataremos do atual contexto que envolve a educação no Brasil. Na sequência, abordaremos a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica e da trajetória da Pedagogia Histórico-Crítica. E por fim, discorreremos sobre as possibilidades de articulação entre elas e da importância de se trabalhar a Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado em Educação da Unioeste, Campus de Cascavel, líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

Referências

GUIA da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. 1965.

MARX, K e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Lisboa: edições Avante, 1981.

MOURÃO, Eliana. O desafio vem da Montanha: História do Senai em Minas Gerais. Belo Horizonte: MG. SCD., 1989.

ORSO, Paulino José. Pedagogia histórico-crítica no campo. In. BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (Orgs) Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais”. São Carlos: editoras Pedro & João Editores e Navegando, 2016.

ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia: editora navegando, 2020.

ORSO, Paulino José. A universidade brasileira: história, lutas, contradições e disputas. Uberlândia: editora navegando, 2021. Disponível em: https://56e818b2-2c0c-44d1-8359-cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_9a6532b466d14de2857238a42d4fc63d.pdf.

ORSO, Paulino José. O liberalismo em perspectiva histórica: da ideia de liberdade à devastação ultraliberal. Revista Desenvolvimento e Civilização, v. 2, nº 1, janeiro 2021 – junho 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

Downloads

Publicado

23/01/2022

Como Citar

ORSO, P. J. Pedagogia Histórico-Crítica e educação profissional e tecnológica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–14, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6520. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6520. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.