Pedagogia Histórico-Crítica e educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6520Palavras-chave:
Educação. História da educação. Pedagogia histórico-crítica. Educação profissional e tecnológicaResumo
Este artigo objetiva fazer uma análise acerca da pedagogia histórico-crítica e da educação profissional e tecnológica. Primeiramente, trataremos do atual contexto que envolve a educação no Brasil. Na sequência, abordaremos a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica e da trajetória da Pedagogia Histórico-Crítica. E por fim, discorreremos sobre as possibilidades de articulação entre elas e da importância de se trabalhar a Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
Referências
GUIA da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. 1965.
MARX, K e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Lisboa: edições Avante, 1981.
MOURÃO, Eliana. O desafio vem da Montanha: História do Senai em Minas Gerais. Belo Horizonte: MG. SCD., 1989.
ORSO, Paulino José. Pedagogia histórico-crítica no campo. In. BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (Orgs) Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais”. São Carlos: editoras Pedro & João Editores e Navegando, 2016.
ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia: editora navegando, 2020.
ORSO, Paulino José. A universidade brasileira: história, lutas, contradições e disputas. Uberlândia: editora navegando, 2021. Disponível em: https://56e818b2-2c0c-44d1-8359-cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_9a6532b466d14de2857238a42d4fc63d.pdf.
ORSO, Paulino José. O liberalismo em perspectiva histórica: da ideia de liberdade à devastação ultraliberal. Revista Desenvolvimento e Civilização, v. 2, nº 1, janeiro 2021 – junho 2021.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).