Adaptações curriculares para a educação do campo mediante as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6527Palavras-chave:
Currículo. BNCC. Educação do Campo. Igualdade.Resumo
O enfoque deste artigo consistiu em abordar discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, promulgada no ano de 2017, considerando as orientações que devem ser seguidas para adaptar os currículos e/ou realizar a construção de um novo documento em todo o território brasileiro, precisamente no que se refere à educação do campo. Ressalta-se que a proposta da base apresenta-se com o objetivo de promover a equidade e a igualdade educacional, independentemente da localização geográfica, além de destacar a formação continuada para os professores, no sentido de que estes devem construir os saberes essenciais voltados para a sala de aula, para que alcancem o perfil formativo. Para tanto, neste estudo, buscaram-se aportes teóricos para averiguar se haverá mudanças significativas na educação do campo devido às especificidades da área rural. Dessa forma, indagou-se: como os professores que atuam na educação no campo, com a BNCC, adequam os saberes curriculares locais, considerando as especificidades da condição geográfica e cultural? Para a busca das respostas, realizou-se uma revisão de literatura, em uma abordagem histórico-crítica. Enfatiza-se que, a partir de uma prática diferenciada, mediadora, dialogada, com linguagem de possibilidades e alternativas será possível empreender, na educação do campo, um processo de construção de conhecimentos vinculados à realidade do aluno, possibilitando a percepção do universo particular para uma leitura mais geral. Em razão da pesquisa realizada, foi possível perceber que a BNCC terá condições de contribuir com os aspectos formativos da educação do campo, desde que haja a relação entre o currículo, a teoria e a prática pedagógica empreendida nesse local.
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