Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6541

Palavras-chave:

Livro didático, Gênero, Diversidade sexual, Educação básica

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. 

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Biografia do Autor

Geovanna Pereira Rodrigues, Universidade de Uberaba

Graduanda em Medicina na Universidade de Uberaba. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNIUBE.

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Cientista social, com doutorado pela UNESP-Araraquara e Pós-doutorado em Estudos Culturais pela UFRJ. Professora do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Membro do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania - GEEDiCi/UNIUBE

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

RODRIGUES, G. P.; MÁRQUES, F. T. Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–23, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6541. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos