Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6541Palavras-chave:
Livro didático, Gênero, Diversidade sexual, Educação básicaResumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares.
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