A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6594Palavras-chave:
PHC. Ensino de história. Negacionismo científico.Resumo
O negacionismo ganhou evidência na atualidade, com a disputa e ascensão de grupos de ultradireita ao poder político. Temas já superados nas análises pela comprovação historiográfica são postos em xeque; a verdade é relativizada em detrimento de um revisionismo histórico infundado, desprovido de sólidas bases teóricas e metodológicas. De forma evidente percebe-se o retorno ao passado, buscando reinterpretar episódios, o que implica em construções distorcidas carregadas de intencionalidades. E é nesse ínterim que a disciplina de história deve ser problematizada, assim como também a escola, situada em um ambiente perpassado por interesses e contradições. Esse artigo busca, através do debate teórico, realizar proposições acerca de como a Pedagogia Histórico-crítica fornece elementos para se pensar o ensino de história na educação básica no Brasil, destacando sua importância para a compreensão e busca da superação da realidade posta, na perspectiva de projeto societário contra hegemônico, e no veemente combate ao negacionismo científico.
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