A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6594

Palavras-chave:

PHC. Ensino de história. Negacionismo científico.

Resumo

O negacionismo ganhou evidência na atualidade, com a disputa e ascensão de grupos de ultradireita ao poder político. Temas já superados nas análises pela comprovação historiográfica são postos em xeque; a verdade é relativizada em detrimento de um revisionismo histórico infundado, desprovido de sólidas bases teóricas e metodológicas. De forma evidente percebe-se o retorno ao passado, buscando reinterpretar episódios, o que implica em construções distorcidas carregadas de intencionalidades. E é nesse ínterim que a disciplina de história deve ser problematizada, assim como também a escola, situada em um ambiente perpassado por interesses e contradições. Esse artigo busca, através do debate teórico, realizar proposições acerca de como a Pedagogia Histórico-crítica fornece elementos para se pensar o ensino de história na educação básica no Brasil, destacando sua importância para a compreensão e busca da superação da realidade posta, na perspectiva de projeto societário contra hegemônico, e no veemente combate ao negacionismo científico.

Biografia do Autor

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

Duci Alves de Matos, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduada em licenciatura em História. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

COLARES, A. A.; ALVES DE MATOS, D. A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–15, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6594. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6594. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático