A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6594

Palavras-chave:

PHC. Ensino de história. Negacionismo científico.

Resumo

O negacionismo ganhou evidência na atualidade, com a disputa e ascensão de grupos de ultradireita ao poder político. Temas já superados nas análises pela comprovação historiográfica são postos em xeque; a verdade é relativizada em detrimento de um revisionismo histórico infundado, desprovido de sólidas bases teóricas e metodológicas. De forma evidente percebe-se o retorno ao passado, buscando reinterpretar episódios, o que implica em construções distorcidas carregadas de intencionalidades. E é nesse ínterim que a disciplina de história deve ser problematizada, assim como também a escola, situada em um ambiente perpassado por interesses e contradições. Esse artigo busca, através do debate teórico, realizar proposições acerca de como a Pedagogia Histórico-crítica fornece elementos para se pensar o ensino de história na educação básica no Brasil, destacando sua importância para a compreensão e busca da superação da realidade posta, na perspectiva de projeto societário contra hegemônico, e no veemente combate ao negacionismo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

Duci Alves de Matos, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduada em licenciatura em História. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Referências

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo: Autores Associados, 2001.

BATISTA, E. L.; CASAGRANDE, R. M.; PELETTI, A. M. O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. In: MALANCHEN, J. (org.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Uberlândia: Navegando publicações, 2016.

BEZERRA, H. G. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BITTENCOURT, C. M. F. Reflexões sobre o ensino de História. Revista Estudos Avançados, v. 32, 2018.

CASTRO, R. F. O negacionismo do holocausto: pseudo-história e história pública. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura. Campinas, v. 22, n. 2, p. 5-12, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645773. Acesso em: 29 set. 2021.

COLARES, M. L. I. S.; FONSECA, A. D.; COLARES, A. A. A educação em processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, e021003, 2021. DOI: 10.20396/ rho.v21i00.8660256. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660256. Acesso em: 29 set. 2021.

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S. As políticas educacionais e a formação de professores. In: JEFFREY, D. C.; AGUILAR, L. E. (org.). Balanço da política educacional brasileira (1999-2009): ações e programas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

FONSECA, S. G. A História na educação básica: conteúdos, abordagens e metodologias. Anais do I seminário nacional: currículo e movimento-perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7168-3-4-historia-educacao-basica-selva/file. Acesso em: 10 jun. 2021.

FUNARI, P. P. Anacronismo e apropriações. In: PINSKY, J. (org.). Novos combates pela história: desafios ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

HOBSBAWM, E. Sobre História. Cid Knipel Moreira, São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MORAES, L. E. S. O negacionismo e o problema da legitimidade da escrita sobre o passado. In: XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312810501_ARQUIVO_ANPUH-2011-ARTIGO-Luis_Edmundo-Moraes.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

NAPOLITANO, M. Negacionismo e revisionismo histórico no século XXI. In: PINSKY, J. (org.). Novos combates pela história: desafios ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

OLIVEIRA, T. L. S.; BEZERRA, A. S. Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 13, p. 4-20, jan./março, 2019. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2862. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862/2715. Acesso em: 04 out. 2021.

ORSO, P. J. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020048, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432. Acesso em: 28 set. 2021.

PINSKY, C. B.; PINSKY, J. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

RODA VIVA | Jair Bolsonaro. [S.I.: S. N.], 2018. 1 Vídeo (1h21min50seg). Publicado pelo canal Roda Viva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lDL59dkeTi0. Acesso em: 12 jun. 2020.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação - O desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01-25,

e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 28 set. 2021.

SAVIANI, D. Introdução: caracterização geral da PHC como teoria pedagógica. 2020. 1 VÍDEO (03h33m). Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=YHOzmUVMjdY. Acesso em: 01 out. 2020.

SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v.1, n.1, p.110-116, 2009.

SAVIANI, D. O papel da escola e do professor na sociedade atual: uma reflexão crítica frente às pedagogias contemporâneas. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Sobre a Natureza e Especificidade da Educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 28 set. 2021.

Downloads

Publicado

23/01/2022

Como Citar

COLARES, A. A.; ALVES DE MATOS, D. A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–15, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6594. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6594. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático