O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6597Palavras-chave:
Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica.Resumo
Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos.
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