A Pedagogia Histórico-Crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6616

Palavras-chave:

Educação Superior. Amazônia brasileira. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a educação superior na/da Amazônia brasileira, partindo de um olhar que valoriza a construção sócio histórica e crítica, objetivando a transformação da prática social. Tem como intuito, portanto, analisá-la sob o fundamento da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). É uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, amparada principalmente nos estudos de Saviani (2000, 2007, 2009, 2013 e 2017), além de dados do Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (2020). O estudo apresenta os elementos que corroboram para a compreensão dos processos constitutivos da educação superior na Amazônia brasileira, destacando as perspectivas e desafios para o alcance da educação humana, emancipatória, a partir do seguinte problema: quais os caminhos possíveis para que a educação superior na Amazônia possa favorecer práticas sociais capazes de formar cidadãos autônomos, politizados e que lutem contra o processo hegemônico posto? Os desafios são muitos, a começar pela necessária conscientização da injustiça social que gera a desigualdade e a ausência de políticas públicas educacionais específicas para a região, distanciando-a da equivalência de metas mínimas propostas, por exemplo, pelo Plano Nacional de Educação. Para isso, é essencial compreender histórica e criticamente os processos instituídos pela educação hegemônica e classista, e utilizar a PHC como uma espécie de bússola que determina e orienta as necessárias problematizações da educação superior na Amazônia.

Biografia do Autor

Jemina de Araújo Moraes Andrade, INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (IFAP)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Mestra em educação (PPGED/UNIFAP). Professora do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS).

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS). Membro da Clínica de Direitos Humanos da UNIFAP.

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

ANDRADE, J. de A. M.; SIMÕES, H. C. G. Q. A Pedagogia Histórico-Crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–16, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6616. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6616. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático