A Pedagogia Histórico-Crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6616Palavras-chave:
Educação Superior. Amazônia brasileira. Pedagogia Histórico-Crítica.Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a educação superior na/da Amazônia brasileira, partindo de um olhar que valoriza a construção sócio histórica e crítica, objetivando a transformação da prática social. Tem como intuito, portanto, analisá-la sob o fundamento da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). É uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, amparada principalmente nos estudos de Saviani (2000, 2007, 2009, 2013 e 2017), além de dados do Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (2020). O estudo apresenta os elementos que corroboram para a compreensão dos processos constitutivos da educação superior na Amazônia brasileira, destacando as perspectivas e desafios para o alcance da educação humana, emancipatória, a partir do seguinte problema: quais os caminhos possíveis para que a educação superior na Amazônia possa favorecer práticas sociais capazes de formar cidadãos autônomos, politizados e que lutem contra o processo hegemônico posto? Os desafios são muitos, a começar pela necessária conscientização da injustiça social que gera a desigualdade e a ausência de políticas públicas educacionais específicas para a região, distanciando-a da equivalência de metas mínimas propostas, por exemplo, pelo Plano Nacional de Educação. Para isso, é essencial compreender histórica e criticamente os processos instituídos pela educação hegemônica e classista, e utilizar a PHC como uma espécie de bússola que determina e orienta as necessárias problematizações da educação superior na Amazônia.
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