A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6619

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico Critica. Educação. História.

Resumo

Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC.

Biografia do Autor

Renan Oliveira de Aguiar, Universidade Estadual de Campinas, Campinas

Mestrando no programa de Pós Graduação em História e Filosofia da Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Docente na Secretária Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC).

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas

Professor Doutor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Referências

AMARAL, Manoel Francisco do. Pedagogia das Competências e ensino de Filosofia-um estudo da Proposta Curricular do estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico crítica. Campinas SP: Autores Associados, 2016. (Coleção Formação de Professores).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downloa& alias=56621-bnc capresentacao-fundamentos-pedagogicos-estruturapdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Ite mid=30192>. Acesso em: 7 jun. 2021.

CARELLI, Vincent; GALLOIS, Dominique Tilkin. A Arca dos Zo’é. Amapá: Video nas Aldeias, 1993.

CORTI, Ana Paula et al. Nota sobre o estudo do IPEA “Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar”. São Paulo: REPU, 2018.

DUARTE, Newton. As pedagogias do" aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Rev. Bras. Educ. (18). dez 2001, p. 35-40. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KtKJTDHPd99JqYSGpQfD5pj/abstract/?lang=pt

Acesso em 7 out. 2021

DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina Melo. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 715-736, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13786 Acesso em: 7 out.2021

DUARTE, Newton. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 139–145, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568. Disponível em:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568. Acesso em: 8 out. 2021.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

GASPARIN, João Luiz. Avaliação na perspectiva histórico-crítica. Trabalho apresentado no X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4557_2608.pdf Acesso em 8 out. 2021

LOMBARDI, J. C., & Colares, A. A. (2020). Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipadora. Revista USP, (127), 11-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p11-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180014 Acesso em 20 dez. 2021

MALANCHEN, Júlia. A pedagogia histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. 2014. 234 f. Tese (doutorado) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão, A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Autores Associados. 2011

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão et al. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 9, n. 1, p. 107-121, 2017 disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835 Acesso em 4 ago. 2021.

MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1972

NIQUITO, Thais Waideman; SACHSIDA, Adolfo. Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar. 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=articl e&id=33067&Itemid=433 Acesso em: 09 set 2021

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1995 (também é referenciado no texto a 8. ed., 2003).

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 286-293, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575 Acesso em 06/9/2021

SAVIANI, Demerval. Educação, práxis e emancipação. Revista Práxis e Hegemonia Popular, v. 2, n. 2, p. 5-20, 2017. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/10542 Acesso em: 06/9/2021.

São Paulo. Governo de. Educação entrega currículo paulista do ensino médio ao Conselho Estadual. Disponível em:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/educacao-entrega-curriculo-

paulista-do-ensino-medio-ao-conselho-estadual/ Acesso em 7 out. 2021

Rede Brasil Atual. Educação é a área mais atingida pelos cortes orçamentários de Bolsonaro. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2021/04/educacao-e-aarea-mais-atingida-pelos-cortes-orcamentarios-de-bolsonaro Acesso em 01/out/2021

Uol notícias. Bolsonaro diz que jovem brasileiro tem tara por ensino superior. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaestado/2018/08/28/bolsonaro-diz-que-jovem-brasileiro-tem-tara-por formacao-superior.htm?cmpid= Acesso em: 01/out/2021

Downloads

Publicado

23/01/2022

Como Citar

AGUIAR, R. O. de; LOMBARDI, J. C. A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6619. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático