A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6619

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico Critica. Educação. História.

Resumo

Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC.

Biografia do Autor

Renan Oliveira de Aguiar, Universidade Estadual de Campinas, Campinas

Mestrando no programa de Pós Graduação em História e Filosofia da Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Docente na Secretária Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC).

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas

Professor Doutor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

AGUIAR, R. O. de; LOMBARDI, J. C. A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6619. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619. Acesso em: 3 out. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Temático