Percepção dos docentes da rede pública quanto a carga mental de trabalho no ensino remoto de emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6657

Palavras-chave:

Professores, Pandemia, Ensino remoto, Carga mental, Carga cognitiva

Resumo

A pandemia do novo coronavírus resultou em medidas de distanciamento social, como fechamento das escolas, o que demandou a instauração do Ensino Remoto de Emergência (ERE). Os docentes foram submetidos a novas demandas laborais, ampliando a exigência cognitiva. Diante dessa problemática, o objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos docentes da rede pública quanto à carga mental de trabalho no Ensino Remoto de Emergência. Para estruturá-lo, foram realizadas quatro etapas: definição da amostra; entrevistas; compilação das informações e análise de conteúdo; e análise estatística das categorias identificadas. Identificou-se a ampliação da carga mental de trabalho. Além disso, a falta de interesse dos alunos, readaptação ao novo modelo de ensino e ausência de apoio organizacional resultaram em novas exigências cognitivas aos professores. Conclui-se que o ERE foi importante para manter o processo de ensino-aprendizagem ativo, mas resultou no aumento da carga mental dos professores da rede pública de ensino.

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Biografia do Autor

Ruan Eduardo Lucas, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Assistente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Graduado em Engenharia de Produção (UFPB). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Uniesp). Mestrado em Engenharia de Produção (UFPB).

Lizandra Lupi Garcia Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (LABERGO/UFSC). Professora Associada na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) na Engenharia de Produção e Arquitetura (PosARQ) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq), e Ergonomista Sênior Certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Ergonomia na Saúde e Segurança, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas, Lean-Ergonomics e Experiência do Usuário.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

LUCAS, R. E.; VERGARA, L. L. G. Percepção dos docentes da rede pública quanto a carga mental de trabalho no ensino remoto de emergência . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–17, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6657. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6657. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos