A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6681Palavras-chave:
Reordenamento do ano letivo. Educação Básica. Pandemia.Resumo
O presente artigo apresenta as ações que foram adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) no ano de 2021, visto que o cenário epidemiológico no Estado não foi favorável ao retorno das aulas presenciais nas escolas públicas. O estudo tem como objetivo analisar as orientações quanto ao reordenamento do ano letivo de 2021 e suas implicações para o processo educativo no Estado do Pará. A abordagem da pesquisa tem enfoque qualitativo, considerando as bases da Pedagogia Histórico Crítica, desenvolvida por meio da análise documental da Resolução n° 20 de 18 de janeiro de 2021 emitida pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Memorando Circular 12/2021 emitido pela Secretaria de Educação do Pará em 23/04/2021. Concluímos afirmando que a reorganização para o ano letivo de 2021 no retorno às aulas presenciais no segundo semestre é urgente e indispensável para assegurar o direito à educação de todas as crianças e jovens no Pará, desde que seja retomado com segurança, condições sanitárias das escolas e vacina para todos.
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