O MANUAL DE CONDUTA DE AL-GHAZALI E A REAFIRMAÇÃO DO ISLÃ SUNITA NO SÉC. XI: UMA ANÁLISE DO LIVRO DE ETIQUETA DO CASAMENTO

Autores

  • Celia Daniele Moreira de Souza UFRJ

Palavras-chave:

Al-Ghazali, Islã, Sunismo

Resumo

O filósofo persa Al-Ghazali (1058-1111) foi um dos principais estudiosos da kalam, isto é, a ciência dedicada a compreender a “palavra de Deus”. Por meio de seu trabalho foi responsável por conciliar “ortodoxia” e “misticismo” de maneira inédita e única. Em sua obra mais importante, “O Renascimento das Ciências Religiosas”, o autor estabelece um guia de fé para os muçulmanos, o qual muitos pesquisadores apontam como uma explícita tentativa de reafirmação da ortodoxia sunita, a fé legitimadora do poder instituído do Califado Abássida e do sultanato turco-seljúcida, contra o avanço das heterodoxias xiitas e dos cristãos na primeira Cruzada.

Neste artigo, pretendo abordar como o contexto de Al-Ghazali moldou sua abordagem de sistematização da religião islâmica, análise que faz parte de minhas pesquisas de mestrado a respeito do “Livro de Etiqueta do Casamento”, segundo capítulo do segundo tomo integrante da obra supracitada.

Biografia do Autor

  • Celia Daniele Moreira de Souza, UFRJ
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação de História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior e coorientação do Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche (USP). Para o desenvolvimento de sua pesquisa conta com o financiamento da Coordenação e Apoio pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

06/11/2014

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ