ENTRE MITO, LITERATURA E HISTÓRIA: A DESCRIÇÃO DOS BÁRBAROS EM ANDRÔMACA, DE EURÍPIDES
Palavras-chave:
Eurípides, bárbaro, etnicidadeResumo
Nosso objetivo na presente comunicação é analisar como o bárbaro é representado em Andrômaca, de Eurípides, relacionando mito, tragédia e história e mostrando como um discurso de etnicidade pode ser elaborado a partir disso. Cada vez mais, História e Literatura têm se aproximado proficuamente e o estudo dos mitos vêm denotando que eles possuem estreita conexão com a realidade política, social e cultural que os produzem. Desse modo, o mito e a literatura se tornam objetos da História para a pesquisa das sociedades e de seus valores, de seus discursos sobre si e sobre os outros, que interessa ao nosso trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).