DA ORIGEM DA ESCRITA PARA AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS EM URUK ENTRE 3500 A 2900 A.C.: UM ESTUDO A PARTIR DA CULTURA MATERIAL E DA ARQUIVÍSTICA

Autores

  • Gabriel Lohner Gróf Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de estudo cujo foco é o relacionamento entre o incremento da complexidade social no sul da Mesopotâmia no momento de transição para um modelo político centrado na cidade e a gestão da informação administrativa produzida pelas instituições nascentes. Para tanto, optamos pela introdução de elementos conceituais da Arquivística e problemáticas recentes da Antropologia da Materialidade como forma de lançar uma nova luz sobre o problema da administração pública nos primórdios da civilização mesopotâmica.

Biografia do Autor

  • Gabriel Lohner Gróf, Universidade de São Paulo

    Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP e membro do LAOP – Laboratório do Antigo Oriente Próximo. Atualmente leciona História, Filosofia e Sociologia no Colégio Objetivo SP e História Antiga e Medieval no curso de Licenciatura em História da Universidade Paulista – UNIP.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ