A POBREZA NA CIDADE DE MANAUS, 1880-1910
Palavras-chave:
Manaus – Pobreza – DisciplinaResumo
O presente artigo aborda a pobreza na cidade de Manaus no período de 1880-1910, onde houve um grande fluxo migratório para cidade, e políticas públicas foram necessárias para que se mantivesse a ordem na Paris dos Trópicos, mas a forma que foi utilizado o código de postura e regulamentos acabaram por proporcionar a população mais pobre da cidade, a exclusão social. Com a crescente pobreza na urbe, instituições como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital dos Alienados Eduardo Ribeiro, acabavam por recolher aqueles que fugiam aos padrões da época, como indigentes, vadios, prostitutas, loucos e até mesmo trabalhadores. No intuito de embelezar a cidade de Manaus e também higienizá-la, as novas posturas ditas modernas, acabaram por exercer um processo de exclusão não apenas de espaço, mas de política social e cultural. A disciplinarização vai ser utilizada no espaço público e privado, para que a ordem seja mantida em nome do progresso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).