ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DILMA LÚCIA DOS SANTOS EM FLORIANÓPOLIS, SC

Autores/as

  • Array Array Universidade Federal de Santa Catarina
  • Array Array Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Ensino de história, Relações étnico-raciais, Protagonismo docente

Resumen

Neste artigo, apresentamos desdobramentos da dissertação de mestrado, História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC). De modo específico, tomamos como foco central o protagonismo docente no desenvolvimento de ações pedagógicas em torno da história e da educação para as relações étnico-raciais. Ao longo da pesquisa, levantamos os primeiros indícios de que a inclusão da temática africana, como um dos eixos da matriz curricular da referida escola, guarda imbricações com a trajetória profissional das professoras Altair Alves Lúcio Felipe e Nildes Lage. Neste texto, retomamos esses indícios na intersecção entre o “eu profissional” e o “eu pessoal”, formulados por Nóvoa (1995). O objetivo principal é evidenciar as subjetividades que constituem a identidade das professoras e também as intersecções entre a identidade profissional e pessoal. As fontes documentais são as entrevistas realizadas com as duas professoras, os projetos político-pedagógicos e de formação continuada da Escola, e os registros de atividades escolares sobre a temática étnico-racial. Nesse movimento, destacamos a importância do trabalho docente na inserção de perspectivas de história da África e de afrodescendentes no cotidiano da escola Dilma Lúcia dos Santos, e o papel dessas professoras no desenvolvimento de uma das atuais perspectivas do ensino de história, a de contemplar a educação para as relações étnico-raciais.

 

Biografía del autor/a

  • Array Array, Universidade Federal de Santa Catarina
    Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestra em Educação pela mesma Universidade. Atualmente, é doutoranda na linha Sociologia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC.
  • Array Array, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós- Graduação em Educação da mesma Universidade.

Publicado

01/09/2015

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ