ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DILMA LÚCIA DOS SANTOS EM FLORIANÓPOLIS, SC
Palabras clave:
Ensino de história, Relações étnico-raciais, Protagonismo docenteResumen
Neste artigo, apresentamos desdobramentos da dissertação de mestrado, História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC). De modo específico, tomamos como foco central o protagonismo docente no desenvolvimento de ações pedagógicas em torno da história e da educação para as relações étnico-raciais. Ao longo da pesquisa, levantamos os primeiros indícios de que a inclusão da temática africana, como um dos eixos da matriz curricular da referida escola, guarda imbricações com a trajetória profissional das professoras Altair Alves Lúcio Felipe e Nildes Lage. Neste texto, retomamos esses indícios na intersecção entre o “eu profissional” e o “eu pessoal”, formulados por Nóvoa (1995). O objetivo principal é evidenciar as subjetividades que constituem a identidade das professoras e também as intersecções entre a identidade profissional e pessoal. As fontes documentais são as entrevistas realizadas com as duas professoras, os projetos político-pedagógicos e de formação continuada da Escola, e os registros de atividades escolares sobre a temática étnico-racial. Nesse movimento, destacamos a importância do trabalho docente na inserção de perspectivas de história da África e de afrodescendentes no cotidiano da escola Dilma Lúcia dos Santos, e o papel dessas professoras no desenvolvimento de uma das atuais perspectivas do ensino de história, a de contemplar a educação para as relações étnico-raciais.
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