A REVOLUÇÃO CUBANA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rafael Adão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Julio Cesar dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso/IFMT

Palavras-chave:

Revolução Cubana, Ensino de História e Consciência Histórica.

Resumo

Considerando que a prática do ensino de história constitui-se atualmente em um campo de debates bastante visitado pelos historiadores, oportunizando diversas reflexões relacionadas à questões, tais como: fontes, linguagem, práticas docentes, dentre outras. Encontramos momento oportuno para realizar uma reflexão acerca das abordagens apresentadas nos livros didáticos de história. O objetivo é realizar um breve diálogo acerca de como os livros didáticos de história abordam a Revolução Cubana, levando em consideração as novas e tradicionais correntes historiográficas que tratam deste tema. Buscamos ainda, pensar como este movimento histórico pode ser dialogado em sala de aula, a fim de construir um debate produtivo juntamente com as concepções sobre a Consciência Histórica. Para tanto, é preciso pensar a História como uma prática que é construída e se constituí em diversas  interpretações.

Biografia do Autor

  • Rafael Adão, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestrando do Programa de Pós Graduação Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, vinculado ao Grupo de Pesquisa "História, Religião e Política no Mundo Contemporâneo" (CNPQ), orientado pelo Prof. Dr. Cândido Moreira Rodrigues e Gerente de Documentação e Arquivo do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

  • Julio Cesar dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso/IFMT

    Doutorando do Programa de Pós Graduação Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, vinculado ao Grupo de Pesquisa "História Terra e Trabalho" e Docente do IFMT. 

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ