O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: USOS, LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Alexandre José Krul Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Rúbia Emmel Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de História, Anos Iniciais.

Resumo

Esta pesquisa-recorte decorre da análise do enredo dos livros didáticos de História, utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta investigação científica constou de uma análise, através da perspectiva qualitativa, tendo como objetivo identificar e analisar os conteúdos apresentados pelos livros didáticos, no que tange aos seus conceitos e o modo como eles podem interferir na prática docente; uma vez que seu uso de forma tácita, se dá de maneira equívoca e constrói sempre uma relação de adoção entre professores nos anos iniciais e este material didático, conforme a literatura já aponta e reforça através de outras pesquisas da área.

Na análise de resultados emergiram as seguintes categorias: simplificação; generalização; linguagem infantilizada; discriminação; analogias; determinismo/ideologia; elementos de gênero; antropocentrismo. Pelo fato do livro didático ser distribuído pelo PNLD e ser gratuito, é importante que ao chegar às escolas, estas não se descuidem deste recurso, fazendo uma análise crítica sobre o seu conteúdo, pois estes implicam em uma formação com lacunas conceituais, defasada, com restrição de informações e conhecimentos. Desse modo, formação, pesquisa e a prática podem se fortalecer, em especial pela reflexão na ação docente e pelo entrelaçamento que Universidade e Escola podem fazer na perspectiva de suscitar discussões e formação contínua acerca deste tema que acompanha a escola há muito tempo. Portanto, a formação continuada de professores pode ser uma possibilidade de análise do enredo dos livros didáticos, bem como do estudo de categorias e usos dos livros didáticos na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Doutorando em Educação nas Ciências - Área: Filosofia - UNIJUÍ. Licenciatura em Filosofia com Habilitação em História. Professor da área de Filosofia no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete.

Rúbia Emmel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Doutora em Educação nas Ciências - Área: Pedagogia. UNIJUÍ. Pedagoga Técnica Administrativa em Educação. IFRS-Campus Feliz. Docente do Curso de Pedagogia da SETREM.

Downloads

Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ