INAUGURANDO A NARRATIVA DIDÁTICA DA FUTURA NAÇÃO: A HISTÓRIA DO BRASIL NO COLÉGIO PEDRO II (1840-1850)

Autores

  • Luís César Castrillon Mendes Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Palavras-chave, Manuais de História do Brasil – Narrativa didática – Colégio Pedro II - IHGB

Resumo

O militar Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde (1802-1839) foi o primeiro a escrever uma obra de história utilizada com finalidades “didáticas” em uma instituição de ensino secundário no Brasil. Elaborado em 1831, a partir da tradução do Résumé de l’histoire Du Brésil, de Jean Ferdinand Denis (1798-1890), teria, três anos depois, uma segunda edição, que seria adotada como manual de História do Brasil no Imperial Colégio Pedro II. No seu Resumo, Bellegarde já advertia seus leitores que se tratava de uma tradução, porém, corrigida e aumentada pelo fato de que o original era por muitas vezes inexato. Neste texto pretende-se analisar a primeira tentativa de se estabelecer uma narrativa didática para a jovem nação brasileira, a partir da apropriação da tradução de um autor francês, elaborada por um major luso-brasileiro, tendo por referência teórica alguns dos pressupostos do crítico cultural jamaicano Stuart Hall, acerca da construção de narrativas nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ