O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
Palavras-chave:
Livro didático, História Oral, Cidade, Estudos Sociais, Representação Social.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o livro didático de Estudos Sociais da coleção “Viver é descobrir” de Magda Madalena Peruzim Tuma, editado em 1988, que trata da História Local, no caso, da cidade de Londrina – PR. A partir da ideia de que o livro didático assume centralidade no ambiente escolar e que traz determinados sentidos preferenciais, destacamos a narrativa que atualiza a história da cidade a partir da noção de “vazio demográfico” no período da colonização e de “pioneiro” como desbravador da região, em especial, o inglês. Através da História da Leitura (CHARTIER), podemos perceber que o livro didático em questão mobiliza certas estratégias, combinando texto-base, depoimentos e fotografias para compor um sentido preferencial. Contudo, destacamos também que este material explora transcrições de depoimentos levantados pela História Oral, o que o diferencia positivamente quanto à abordagem didático-pedagógica.
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