O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR

Autores

  • Márcia Elisa Teté Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele da Silva Oliveira UEL

Palavras-chave:

Livro didático, História Oral, Cidade, Estudos Sociais, Representação Social.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o livro didático de Estudos Sociais da coleção “Viver é descobrir” de Magda Madalena Peruzim Tuma, editado em 1988, que trata da História Local, no caso, da cidade de Londrina – PR. A partir da ideia de que o livro didático assume centralidade no ambiente escolar e que traz determinados sentidos preferenciais, destacamos a narrativa que atualiza a história da cidade a partir da noção de “vazio demográfico” no período da colonização e de “pioneiro” como desbravador da região, em especial, o inglês. Através da História da Leitura (CHARTIER), podemos perceber que o livro didático em questão mobiliza certas estratégias, combinando texto-base, depoimentos e fotografias para compor um sentido preferencial. Contudo, destacamos também que este material explora transcrições de depoimentos levantados pela História Oral, o que o diferencia positivamente quanto à abordagem didático-pedagógica.

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Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Professora da Universidade Estadual de Londrina, na graduação e na pós-graduação em história. Linha de pesquisa: história e ensino. Editora da revista História & Ensino. Coordenadora do Laboratório de Ensino de História da UEL. 

Gisele da Silva Oliveira, UEL

Mestrando em História Social da UEL

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Publicado

19/06/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ