O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior Faculdades Integradas de Itararé
  • Tânia Braga Garcia Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. 

Biografia do Autor

  • Osvaldo Rodrigues Junior, Faculdades Integradas de Itararé
    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atua como Assessor Técnico Pedagógico de História e Geografia na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Itararé-SP, coordenador do curso de Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé, professor do curso de Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da História, manuais e livros didáticos de História e ensino de História.

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Publicado

19/06/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ