INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

  • MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • KATIA MARIA BARBOSA DOS ANJOS

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.26.n.1.p.55-71

Palavras-chave:

Intolerância religiosa, Ensino Religioso, Escola.

Resumo

O presente artigo trata sobre a ausência de debate e dialogo a respeito do proselitismo em sala de aula. O silencio como problemática, que possibilita que o espaço escolar ao invés de ambiente de alteridade e saber, seja lugar propicio a promoção de difusão de conceitos e ideologias tradicionalmente arraigados a percepção judaico cristã, aos quais possam ser usados com o objetivo de incutir conceitos e percepções que promovam preconceito e discriminações religiosas, inviabilizando discussões sobre a diversidade religiosa e intolerância. Para tanto neste trabalho se discute falas de entrevistas coletadas em pesquisa qualitativa sobre A Concepção Do Ensino Religioso Na Escola Estadual Ana Dias Da Costa[i] Uma Perspectiva Do Ano De 2015/2016, o qual buscou refletir e analisar sobre a formação e habilitação do profissional de educação dos anos iniciais na pratica da disciplina de Ensino Religioso. Partindo da observação de que o lugar das religiões de matrizes religiosas não cristãs foi delimitado, naquele espaço escolar, como um lugar invisível, e que levantar a discussão desta problemática é intransigentemente negada.



[i] A Escola Estadual Ana Dias da Costa, tem vinte anos de existência. Situa-se na antiga comunidade do Igarapé da Fortaleza, atualmente com status de bairro, no município de Santana, Amapá.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP-UFSCAR/CNPq). Pesquisador do Observatório em Direitos Humanos da Amazônia (OBADH-UNIFAP/CNPq), Líder do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq). E-mail para contato marcosvinicius5@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

25/09/2017

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ