“CONOSCENZA DI SÉ” E A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO MEDIEVAL OCIDENTAL DE SOCIEDADE POR CATARINA DE SIENA (1347-1380)
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.5-25Palavras-chave:
Religiosidade Feminina, Auto-conhecimento, Corpus Mysticum, Sociedade.Resumo
Este artigo pretende analisar, através dos indícios coletados no epistolário de Catarina de Siena, a construção e o entendimento de aspectos particulares do imaginário de sociedade para o Ocidente medieval por meio do autoconhecimento, como parte idealizada de um corpus mysticum de Cristo. A reflexão das ações resultaria — fundamentalmente pela conduta dos indivíduos, em especial, dos governantes — numa sociedade hierarquicamente mais justa e pacífica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).