SABERES CULTURAIS DO BRINCAR TRADICIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE ARRAIOL – ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE – AP
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.360-379Palavras-chave:
Brincar tradicional. Culturas infantis. Comunidades Ribeirinhas. Multiculturalismo. História Oral.Resumo
Este artigo, trata dos saberes culturais relacionados ao brincar tradicional ribeirinho, na comunidade de Arraiol, arquipélago do Bailique – AP. Investiga-se: quais as contribuições do brincar tradicional como mediação da cultura infantil ribeirinha vivenciada pelas crianças de Arraiol? O trabalho objetiva compreender a contribuição do brincar tradicional como mediação da cultura infantil ribeirinha no cotidiano da comunidade de Arraiol, identificando sentidos, significados, peculiaridades que constituem o patrimônio cultural material e imaterial para a identidade do grupo. A metodologia se fundamenta no paradigma qualitativo, no uso da técnica denominada pesquisa de campo, que analisa o contexto por meio da observação, descrição e análise em detalhes das características de determinada população ou fenômeno, ou a declaração de relações entre essas variáveis. Assim como também analisa os gestos, risos, expressões faciais, entre outros, subsidiado nas vivências e registros fotográficos. Utilizou-se no tratamento dos dados a Análise de Conteúdo que consiste em compreender o material que envolve o brincar e as culturas infantis ribeirinhas de Arraiol. Os resultados demonstram que o brincar tradicional se faz presente no cotidiano da comunidade. Também, apresentam índices de que os jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais dos ribeirinhos sofrem modificações ao longo do tempo, mas ainda são formas de mediar o processo de aprendizagem da criança por meio das culturas infantis, as quais são características da comunidade ribeirinha que permeia ações através de artefatos sociais e culturais.
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