ESCOLA PARA QUE TE QUERO? UM DIÁLOGO SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO E AFIRMAÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Maria José Nascimento Correia Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Tânia Mara Rezende Machado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Viviani Fernanda Hojas Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) http://orcid.org/0000-0002-9841-0301

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.276-294

Palavras-chave:

escola pública, trabalho pedagógico escolar, reformas educacionais.

Resumo

Este texto tem como objetivo central analisar a natureza e especificidade da escola e afirmá-la como elemento de democratização do conhecimento. Sua construção se deu no decorrer da disciplina “Organização do Trabalho Pedagógico na Escola”, que integra o projeto pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade localizada na região norte do Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico referenciado em autores da perspectiva crítica e cujo processo de produção foi bastante válido, tanto por ter envolvido docentes e discentes da disciplina, quanto por afirmar incisivamente o valor da escola pública, laica e democrática em tempos de ataques a essa instituição social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2018) e atualmente é mestranda em Educação pela Universidade Federal do Acre (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, autoria e produção de textos; relação teoria e prática.

Maria José Nascimento Correia, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) e licenciada em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC), foi professora substituta do magistério superior, lotada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Acre (UFAC) entre 2017 e 2019.

Tânia Mara Rezende Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), na área de Currículo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora permanente do Mestrado em Educação e compõe o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho Docente Desenvolvimento Profissional, o Conselho Consultivo da Revista "História Hoje" produzida no âmbito da ANPUH e a Equipe Editorial da Revista “Muiraquitã” Revista de Letras e Humanidades do Mestrado em Letras da UFAC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e curriculares, formação de professores e ensino de História.

Viviani Fernanda Hojas, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Marília). Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Marília). Tem experiência docente na Educação Básica e Superior e, atualmente, é Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Downloads

Publicado

31/01/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES