O COLONIALISMO PORTUGUÊS EM ÁFRICA E A DISPUTA ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES: (1940-1970)

Autores

  • Giselda Brito Silva Docente da Graduação e da Pós-Graduação em Historia da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.19-37

Palavras-chave:

Salazarismo, Protestantes, Católicos, África.

Resumo

            Aqui procuramos analisar as condições de atuação de missionários protestantes no espaço colonial português em África, nos tempos do salazarismo, entre os anos 1940-70. No período, procuramos compreender o ambiente de conflitos entre os missionários protestantes, os missionários católicos e a administração colonial, envolvendo o controle e perseguição da PIDE (Polícia Interna de Defesa do Estado), particularmente depois da década de 1950, quando se ampliam as revoltas e luas anticoloniais envolvendo os protestantes. O objetivo central é contribuir para uma compreensão das formas de atuação dos protestantes em Angola e Moçambique, destacando seu lugar nas lutas anticoloniais e os problemas enfrentados com o predomínio das missões católicas e seus acordos com o Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselda Brito Silva, Docente da Graduação e da Pós-Graduação em Historia da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Licenciada em História desde 1991; Mestrado em História desde 1996 pela UFPE; Doutorado em História desde 2002, pela UFPE. Pós-Doutorado em História pela Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

31/01/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ