DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.144-159Palavras-chave:
Tambor de crioula, Imaginário, Sagrado, Profano, PatrimônioResumo
O presente artigo aborda algumas representações do sagrado e do profano nas performances do tambor de crioula no Maranhão, destacando os elementos de matriz africana presentes na tradição cultural. Faremos uma breve caracterização desta expressão de matriz africana, demonstrando seus valores simbólicos e representacionais de acordo com elementos característicos de sua práxis gestual: coreográficos, poéticos, musicais, religiosos e sociais. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se a pesquisa bibliográfica em que se destacam referenciais teóricos como Ferretti (2012), Ramassote (2007), IPHAN (2019), Eliade (1992), Durand (1997), Campbell (2006); a segunda, construiu-se a partir da pesquisa de campo realizada na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico de São Luís/MA. Como resultados, notamos a riqueza simbólica do imaginário de uma tradição cultural de matriz africana, que carrega imagens do sagrado e do profano, em suas diferentes manifestações, simbolismos e representações pelo Maranhão.
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