DA ÁFRICA AO BRASIL: O SAGRADO E O PROFANO NO IMAGINÁRIO DO TAMBOR DE CRIOULA NO MARANHÃO

Autores

  • Daciléia Lima Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Conceição de Maria Belfort de Carvalho Universidade Federal do Maranhão
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.144-159

Palavras-chave:

Tambor de crioula, Imaginário, Sagrado, Profano, Patrimônio

Resumo

O presente artigo aborda algumas representações do sagrado e do profano nas performances do tambor de crioula no Maranhão, destacando os elementos de matriz africana presentes na tradição cultural. Faremos uma breve caracterização desta expressão de matriz africana, demonstrando seus valores simbólicos e representacionais de acordo com elementos característicos de sua práxis gestual: coreográficos, poéticos, musicais, religiosos e sociais. Metodologicamente,  tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se a pesquisa bibliográfica em que se destacam referenciais teóricos como Ferretti (2012), Ramassote (2007), IPHAN (2019), Eliade (1992),  Durand (1997), Campbell (2006); a segunda, construiu-se a partir da pesquisa de campo realizada na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico de São Luís/MA. Como resultados, notamos a riqueza simbólica do imaginário de uma tradição cultural de matriz africana, que carrega imagens do sagrado e do profano, em suas diferentes manifestações, simbolismos e representações pelo Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daciléia Lima Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Bernardo. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, com estudos em Memória, Identidade e Imaginário. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPPaC) do PGCult(Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 2: Imaginário Cultura e Meio Ambiente, da UFMA/Campus de São Bernardo. Atualmente pesquisa sobre Memória, Identidade e Patrimônio do Quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA, sob orientação da professora Dra. Conceição de Maria Belfort de Carvalho.

Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Professora da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (Nível Mestrado – Linha 2: Cultura, Educação e Tecnologia). 

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente".

Downloads

Publicado

31/01/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ