APROXIMAÇÕES ENTRE A ANTROPOLOGIA E O MARKETING: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.281-304

Palavras-chave:

pesquisa de inspiração etnográfica, antropologia, marketing, ensino, pesquisa de serviço.

Resumo

O presente texto consiste em um relato de experiência, que tem como principal objetivo refletir sobre as experiências e desafios proporcionados pela disciplina com proposta interdisciplinar intitulada Marketing e Etnografia, oferecida para o curso de graduação de Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tanto, é apresentada a proposta de conteúdo e metodológica da disciplina e se reflete sobre como as relações intersubjetivas que se constituem no processo de pesquisa também podem contribuir para a construção de conhecimento. Em seguida, alguns dos achados das pesquisas de campo de inspiração etnográfica realizadas pelos alunos em diferentes serviços são analisados, com destaque para a percepção de que alguns serviços se constituem como uma “família” e para os estímulos multissensoriais utilizados em pontos de venda. São compartilhadas algumas das reflexões críticas realizadas em sala de aula, contemplando um estímulo a questionamentos éticos das ações mercadológicas, mas sem desconsiderar “pontos de vista nativos”, tal como nos ensina a Antropologia.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social (GCO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa ESC: Ética na Sociedade de Consumo (UFF/CNPq).

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Publicado

31/08/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES