DIVERSIDADE RELIGIOSA, LAICIDADE APLICADO AO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira IPFER
  • Marcos Vinicius de Freitas Reis UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.25-41

Resumo

Nosso objetivo é a compreensão da identidade do Ensino Religioso como componente curricular no cenário da educação brasileira e seus diferentes recursos e estratégias de ensino objetivando a integração com a formação docente. Entendemos que a questão dos direitos humanos, diversidade religiosa e cultural são temas essências para trabalhar a religião no contexto escolar. Recorremos a pesquisa bibliográfica para compreender os desafios da relação da laicidade, pluralismo religioso e o Ensino Religioso. Percebemos que há muitas dificuldades no cotidiano das escolas brasileiras para implementar um modelo de Ensino Religioso que tenha como objeto de conhecimento a diversidade religiosa e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, IPFER

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP). Pós-Doutor em Geografia da Religião (UFPR). Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Licenciado em Pedagogia (UNIUBE).

Marcos Vinicius de Freitas Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP-UFSCAR/CNPq). Pesquisador do Observatório em Direitos Humanos da Amazônia (OBADH-UNIFAP/CNPq), Líder do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq). E-mail para contato marcosvinicius5@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

31/08/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ