UNIVERSO DO DISCURSO EM MICHEL FOUCAULT CONTRA A PERSPECTIVA ESTRUTURALISTA DE FERDINAND SAUSSURE

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha Prof. Adjunto do Centro de Educação e Letras - Campus Floresta na Universidade Federal do Acre.
  • Maria de Nazaré Rodrigues de Lima Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Acre

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v33.n.2.p.211-225

Palavras-chave:

Análise do discurso, Michel Foucault, Estruturalismo, Ferdinand Saussure

Resumo

Resumo: O presente trabalho busca, através de uma análise das obras A ordem do discurso, As palavras e as coisas e A Arqueologia da saber de Michel Foucault apresentar e discutir os principais conceitos referentes à análise do discurso estabelecidos pelo autor. Para atender a esse objetivo principal, o artigo se divide em quatro partes, sendo: 1) A Ordem do Discurso, onde delimitamos as formas como o discurso se manifesta nas sociedades; 2) A tese principal de As palavras e as coisas, que define que a ordem é naturalizada através do discurso, funcionando como uma espécie de “lei interior”, em que o indivíduo se habitua às imposições da sociedade; 3) A Arqueologia do Saber como estratégia da análise dos discursos e de sua estruturação interna; 4) As diferenciações sintomáticas dos estudos arqueológicos de Foucault contra o estruturalismo de Saussure. O método utilizado foi o bibliográfico, com o procedimento hermenêutico. O texto permeia os principais conceitos propostos por Foucault referentes à análise do discurso, cujas operações cumprem o propósito de ordenamento e homologação de saberes e poderes, contrapondo-se, no final, a visão estruturalista de Ferdinand Saussure.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Prof. Adjunto do Centro de Educação e Letras - Campus Floresta na Universidade Federal do Acre.

Cleidson de Jesus Rocha,Doutor em Filosofia pela UGF-RJ (2005); Pós-Doutor em Filosofia Contemporânea pela FFLCH/USP;  Pesquisador colaborador da FFLCH/USP (2018-2019; Prof. Adjunto do Centro de Educação e Letras - Campus Floresta na Universidade Federal do Acre; Líder do Grupo de Estudos Sócio-Históricos Filosóficos da Educação  - GESHFE/Ufac.

Maria de Nazaré Rodrigues de Lima, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Acre

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Unviersidade Federal do Acre - Ufac (2019); Licenciada em Letras/Portugues pela Ufac/Campus da Floresta. Professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre.

Downloads

Publicado

01/03/2021

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES