“MEUS FILHOS, MINHAS REGRAS”: GÊNERO, RELIGIÃO E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Amanda Andre Mendonça Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Moura Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.93-110

Palavras-chave:

“ideologia de gênero”, pânico moral, democracia.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre os conflitos envolvendo a chamada “ideologia de gênero”, seus desdobramentos no campo político e os impactos para a garantia da democracia em diferentes países da América Latina. Nosso objetivo é pensarmos como o pânico moral criado em torno desta temática nestes países se tornou parte da política para que grupos conservadores desestabilizassem governos democraticamente eleitos, interferissem nas políticas públicas, legislações e em alguns locais decidissem eleições. Assim, pretendemos analisar pontos de ligação entre estes movimentos nestes países e como eles constituem uma agenda única de atuação. Desta forma, buscamos contribuir com estudos e considerações acerca do avanço de setores e pautas conservadoras via campo educacional e também para a relação entre Estado, religião e democracia.

Palavras-chave: “ideologia de gênero”; pânico moral; democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Andre Mendonça, Universidade Federal Fluminense

 

Pós-doutoranda em educação, doutora em Política Social, mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE / UFRJ. Tem experiência na área de Sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, gênero, educação, laicidade e Políticas Públicas. Foi professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tutora do CEDERJ. Atualmente é docente na Universidade Estácio de Sá e integra o Observatório da Laicidade na Educação - OLÉ.

Fernanda Moura, Universidade Federal Fluminense

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduação em História também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de História com ênfase em Ensino de História. Pesquisando também identidade e diferença, currículo, políticas públicas para a educação, gênero e sexualidade, laicidade, conservadorismo e fundamentalismo religioso.

 

Downloads

Publicado

31/08/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ